Cristiano Ronaldo é o nono atleta mais bem pago do mundo

Golfista Tiger Woods regressa ao primeiro lugar da lista da Forbes.

Fotogaleria
1.º: Tiger Woods (Golfe): ganhos de 78,1 milhões de dólares por ano Reuters
Fotogaleria
2.º: Roger Federer (Ténis): 71,5 milhões de dólares Reuters
Fotogaleria
3.º: Kobe Bryant (Basquetebol): 61,9 milhões de dólares Reuters
Fotogaleria
4.º: LeBron James (Basquetebol): 59,8 milhões de dólares Reuters
Fotogaleria
5.º: Drew Brees (Futebol americano): 51 milhões de dólares Reuters
Fotogaleria
6.º: Aaron Rodgers (Futebol americano): 49 milhões de dólares Reuters
Fotogaleria
7.º: Phil Mickelson (Golfe): 48,7 milhões de dólares Reuters
Fotogaleria
8.º: David Beckham (Futebol): 47,2 milhões de dólares AFP
Fotogaleria
9.º: Cristiano Ronaldo (Futebol): 44 milhões de dólares Reuters
Fotogaleria
10.º: Lionel Messi (Futebol): 41,3 milhões de dólares AFP

O futebolista português Cristiano Ronaldo é o nono atleta mais bem pago do mundo, de acordo com a lista publicada pela revista Forbes, que volta a ter o golfista Tiger Woods no topo.

De acordo com a lista anual da publicação, o internacional português tem rendimentos anuais de 44 milhões de dólares (23 em salários e prémios e 21 em receitas de publicidade), batendo por 2,7 milhões o argentino Lionel Messi.

Depois do escândalo sexual que o afectou em 2011, o norte-americano Tiger Woods voltou ao topo da lista da Forbes, com ganhos totais de 78,1 milhões de dólares, 65 dos quais em receitas publicitárias.

O golfista tinha liderado esta lista entre 2001 e 2011, sendo apenas ultrapassado no último ano pelo pugilista norte-americano Floyd Mayweather, que caiu para o 14.º posto, com ganhos de 34 milhões, fruto do combate com Robert Guerrero em Maio, embora um acordo de 200 milhões com a Showtime Networks para a transmissão dos seus próximos combates o possa recolocar num dos principais lugares da lista da Forbes.

O tenista suíço Roger Federer, actual número três mundial, é o segundo da lista, com 71,5 milhões de dólares, seguido dos basquetebolistas Kobe Bryant (61,9) e LeBron James (59,8).

Antes de se encontrar o primeiro futebolista, há ainda dois “quarterbacks” do futebol americano – Drew Brees (51 milhões) e Aaron Rodgers (49) – e o golfista Phil Mickelson (48,7).

O futebolista mais bem pago é o inglês David Beckham, com 47,2 milhões de dólares, dos quais apenas 5,2 são provenientes de salário.

A primeira mulher nesta lista é a tenista russa Maria Sharapova, com 29 milhões de dólares de ganhos, com o basebol a ser o desporto mais representado no “top-100”, com 27 atletas.