EU Social/Flickr
Foto
EU Social/Flickr

PaperVault, um arquivo digital para facturas e recibos

Empresa portuguesa desenvolveu uma plataforma que transforma facturas e recibos em informação digital. Chama-se PaperVault e está em fase de testes

As facturas e recibos impressos em papel podem ter os dias de vida contados. Uma empresa portuguesa desenvolveu uma plataforma inovadora, o PaperVault, que transforma facturas e recibos em informação digital.

"O PaperVault surgiu da necessidade de acabar com os papéis que temos acumulados na carteira, sejam eles facturas, recibos ou talões de compra", explica Orlando Ribas Fernandes, da XnFinity, a "start-up" do Parque da Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) responsável pelo projecto.

Com a utilização do PaperVault, será "muito mais simples para os consumidores finais guardar, arquivar e catalogar todas as suas compras para posteriormente poder apresentar em sede de IRS, seguros de saúde, gerir melhor as garantias dos produtos comprados ou solicitar as trocas dos mesmos", esclarece Fernandes.

Facturas digitais com valor legal

"O PaperVault estará integrado com os sistemas de facturação e POS's (Pontos de Venda)", com os quais a XnFinity está a desenvolver parcerias para evitar custos adicionais de software e hardware. "Uma empresa que tenha no seu POS o PaperVault, poderá subscrever este serviço e começar a emitir facturas digitais com valor legal."

Qualquer máquina registadora com ligação à Internet pode utilizar esta plataforma. A única diferença em relação à emissão tradicional de talões é que, em vez da impressão, o comerciante acciona a aplicação e imediatamente a informação é armazenada online.

Nos estabelecimentos comerciais aderentes, e mesmo sem registo no PaperVault, qualquer pessoa pode optar pela emissão digital. Assim que efectuar o registo, todas as facturas emitidas com o seu número de contribuinte estarão disponíveis no seu arquivo online.
O PaperVault é gratuito para os consumidores, que podem aceder ao seu arquivo online a qualquer hora do dia. Os clientes directos da XnFinity terão "uma poupança imediata, ao substituir o papel pelo formato digital, sendo essa poupança no mínimo de 50%", informou Orlando.

Ainda em fase de testes, a plataforma já está "disponível para todos os consumidores e empresas que a queiram começar a utilizar, pois as funcionalidades base estão operacionais". O período de testes estará concluído até ao fim deste semestre, altura em que a XnFinity espera "inserir novas funcionalidades para os consumidores e empresas, destacando a gestão financeira, gestão de garantias, marketing directo e fidelização."