O golfinho que quis ser salvo pelo mergulhador

Num emaranhado de linhas e um anzol, o mamífero aproximou-se de Keller Laros, que, em pleno mergulho, fez uma pequena operação de salvamento

Um golfinho em apuros e um mergulhador com uma tesoura — e com instinto heróico. São estes os ingredientes de um vídeo colocado no YouTube no passado mês de Janeiro que comoveu a Internet.

11 de Janeiro. Keller Laros liderava um grupo de mergulhadores, que mergulhavam à procura de raias, no Havai, quando foi surpreendido por um golfinho, enredado numa linha de pesca com um anzol. Laros aproximou-se do animal, que rapidamente aceitou a ajuda do mergulhador. "A forma como ele se aproximou de mim levou-me a acreditar que estava ali porque queria ajuda", comentou.

"Retirei o anzol, que estava espetado no golfinho, e cortei com uma tesoura o fio que passava pela boca e apertava a barbatana. Tive receio de o magoar ainda mais", comentou o mergulhador, instrutor profissional de mergulho.

Paciente, o mamífero (de uma espécie que não está em vias de extinção) permitiu que Laros fizesse a pequena operação, afastando-se quando percebeu que estava livre do emaranhado de fios.

Sugerir correcção
Comentar