"Google Timelapse" mostra como o mundo mudou em 28 anos

Novo projecto do Google foi anunciado esta quinta-feira, dia 9 de Maio, e permite ver as alterações na Terra nas últimas décadas

Queres saber como era o Porto, Lisboa, Madrid, Tóquio, o mundo, há duas décadas? Já é possível fazer um “rewind” e ver a evolução do planeta ao longo dos últimos anos. A aplicação "Timelapse" do Google Maps foi anunciada esta quinta-feira e possibilita navegar no tempo e no espaço (re)visitando locais desde 1984 até 2012.

Perceber as mudanças morfológicas dos territórios é o principal objectivo e, simultaneamente, mais-valia deste projecto. 

Construído com base em mais de dois milhões de imagens de satélite Landsat, o mapa interactivo mostra, a partir de animações em HTML5, a acção da natureza e dos humanos nos mais diferentes pontos do globo.

Até ao momento, a "Timelapse" oferece uma pré-selecção de sete lugares do mundo, entre os quais, Las Vegas, Dubai, Xangai, Glaciar Mendenhall (Alaska) e Areias do Óleo (Athabasca), sendo que ao escrever um novo destino o motor de buscas encarrega-se de devolver a imagem.

Explorar e consciencializar 

A desflorestação da Amazónia, a expansão da costa do Dubai e o degelo do Alaska são três dos cenários mais flagrantes no que respeita à sua modificação.

E por isso mesmo, para além de ser “fascinante para explorar”, Rebecca Moore, do Google Earth Engine, espera que “as imagens possam informar o pensamento da comunidade global sobre como vivemos e as políticas que nos guiarão no futuro”, lê-se no blogue oficial da Google.

O projecto resulta de uma parceria entre o Google, a NASA, a revista Time e a Sociedade Geológica dos Estados Unidos.