YouTube lança versão portuguesa

Zon Multimédia foi a empresa a estrear o espaço publicitário na primeira página do Youtube.pt, com um anúncio a um filme.

Foto
Portugal é o 56.º país a receber uma versão localizada do YouTube Nuno Ferreira Santos

O Google anunciou nesta terça-feira o lançamento de uma versão portuguesa do YouTube, com a qual espera aliciar os criadores de conteúdos e os anunciantes em Portugal.

O conhecido site de vídeos fica disponível também a partir do endereço Youtube.pt, a sugerir mais conteúdo local aos utilizadores que acedem a partir de Portugal e a plataforma passa a estar aberta a publicidade portuguesa.

A Zon Multimédia é a empresa que estreia o espaço publicitário da primeira página da versão portuguesa, com um anúncio ao filme “Assalto à Casa Branca”, que chegará aos cinemas na semana de 9 de Maio.

Para além disto, os criadores de conteúdos portugueses poderão rentabilizar os canais criados no YouTube, num modelo de partilha de receitas com o site (para além das receitas publicitárias, o YouTube comunicou recentemente que avançará também para um modelo de assinatura de alguns canais).

Portugal é o 56.º país a receber uma versão localizada do YouTube. A novidade foi apresentada pela multinacional numa conferência de imprensa no Pavilhão de Portugal, em Lisboa, numa sala onde um painel mostrava o conhecido logotipo daquele site de vídeos com um desenho do Zé Povinho e empunhar uma bandeira portuguesa.

De acordo com o espanhol José Antonio Martínez-Aguilar, responsável pelas operações do Google em Portugal,  o YouTube é, de acordo com a empresa de análise Comscore, o terceiro endereço de Internet mais visitado em Portugal (o site de medição de tráfego Alexa coloca o endereço YouTube.com em quarto lugar, atrás do Google.pt, Google.com e do Facebook).