Foto

Já é possível ler um livro em papel e e-book ao mesmo tempo

Uma equipa da Universidade do Minho criou uma aplicação que permite ao leitor ler um livro, em simultâneo, tanto no papel como no ecrã

A engageLab, uma equipa da Universidade do Minho, desenvolveu a Bridging Book, uma aplicação que redefine o conceito de leitura e concilia as diferenças dos dois suportes de leitura.

Graças à aplicação, o leitor pode ler o mesmo livro tanto em suporte de papel como em virtual, já que ambos de complementam entre si.

Através do seu "smartphone" ou "tablet", o leitor pode aceder a conteúdos multimédia enquanto folheia as páginas do livro em papel. O livro físico é colocado ao lado do dispositivo e o conteúdo é sincronizado. Quando se folheia uma página do livro, o conteúdo no ecrã acompanha o conteúdo em papel.

A ideia é dinamizar o conteúdo estático do papel através de conteúdos dinâmicos interactivo. Para que esta leitura dinâmica seja possível, não é necessário que o livro esteja ligado fisicamente ao equipamento.

A sincronização é conseguida através de pequenas peças magnéticas que são imbuídas nas páginas do livro e detectadas pela aplicação. Para já, a aplicação da engageLab foi desenhada para um livro infantil.

As ilustrações da versão impressa são alargadas através da versão virtual, facilitando uma maior interacção.

A Bridging Book vai ser apresentada na maior conferência internacional dedicada à interacção humana com o computador, a Conference on Human Factors in Computing Systems (CHI 2013), que vai decorrer durante esta semana, em Paris, e que conta com a participação de mais de 60 países.