Menezes aposta na divisão do Porto em áreas de especialização para tornar a cidade mais atractiva

Candidato do PSD apresentou plano para reconquistar 50 mil habitantes no espaço de uma década, uma das suas promessas eleitorais.

Foto
Menezes começa a presentar os "microplanos" nas próximas semanas Rui Farinha/Arquivo

O candidato do PSD à Câmara do Porto, Luís Filipe Menezes, considera que a cidade só recuperará população se criar áreas de especialização, nem sempre coincidentes com as fronteiras das freguesias.

O autarca propõe um "macro plano" com cinco pólos distintos: Ambiente, sobretudo na freguesia de Aldoar, onde está boa parte do Parque da Cidade; Atlântico, nas freguesias da zona fluvial e da foz; Memória, que engloba as freguesias do centro histórico e também Bonfim, Cedofeita e Massarelos; Conhecimento e Saúde, nas freguesias de Ramalde e Paranhos, onde estão centros hospitalares e pólos universitários; e Inovação, na freguesia de Campanhã.

Para estes pólos há um total de 80 "microplanos" que serão apresentados ao longo das próximas semanas. Menezes antecipou já que equipamentos e zonas como o Mercado do Bolhão, Silo Auto, jardins do Palácio de Cristal ou Fontainhas serão o objecto de alguns destes micro planos de pormenor e deverão ser apresentados já ao longo das próximas semanas.

Com este plano de especialização de cinco áreas da cidade, Menezes acredita que o Porto se tornará uma cidade muito mais competitiva, com potencial de atracção para recuperar 50 mil habitantes, principalmente da classe média e jovens, no espaço de uma década – esta foi, aliás, uma das primeiras promessas eleitorais avançadas pelo candidato à Câmara do Porto.

Para a cumprir, o ainda presidente da Câmara de Gaia, prometeu ainda fomentar as artesm a cultura e a economia, apostar na concessão de benefícios fiscais e "sociais" susceptíveis de induzir criação de emprego e fomentar o empreendedorismo e concentrar-se na atracção de investimento privado.

Sugerir correcção
Comentar