Áustria vai negociar levantamento do sigilo bancário dos estrangeiros

Decisão segue-se a abertura demonstrada pelo Luxemburgo sobre o mesmo assunto.

Foto
O anúncio foi feito pelo chanceler austríaco ALEXANDER KLEIN/AFP

A Áustria vai negociar o levantamento do sigilo bancário para os residentes estrangeiros com contas no país, disse nesta terça-feira o chanceler social-democrata Werner Faumann.

“Vamos pôr em marcha discussões em comum com o Luxemburgo”, disse, no final do Conselho de Ministros. As discussões incidirão sobre a troca automática de dados bancários de residentes da UE com conta na Áustria.

Mas o sigilo bancário, inscrito na Constituição, deverá continuar preservado para os austríacos, acrescentou Faymann. O chanceler já tinha dito que a Áustria estaria pronta, após as concessões do Luxemburgo, a discutir uma melhoria na troca de informações bancárias de residentes europeus para lutar contra a fraude fiscal.

O Luxemburgo abriu, no passado domingo, a porta a uma mudança nas suas regras de segredo bancário.

Numa entrevista a um jornal alemão, o ministro das Finanças, Luc Frieden, disse que o país está pronto para reduzir parcialmente o sigilo, criticado por potenciar a evasão fiscal. “Queremos reforçar a cooperação com as autoridades fiscais estrangeiras”, disse o ministro ao Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung, depois das críticas dos parceiros da zona euro às práticas bancárias do Luxemburgo.

Sugerir correcção
Comentar