Belenenses está novamente na I Liga

Os azuis do Restelo festejam a passagem à I Liga a nove jornadas do fim do campeonato.

Foto
Paulo Pimenta

O clube do Restelo só precisava de vencer em Penafiel para celebrar automaticamente o regresso à I Liga e o fim de três épocas na 2ª Liga, o maior período que passaram afastados do principal escalão. Apesar da derrota em Penafiel,  o Belenenses teve a ajuda do Oliveirense que empatou 0-0 com o Trofense e do Santa Clara que perdeu por 1-0 frente ao Atlético.

A equipa liderada por Van der Gaag conseguiu este feito a nove jornadas do fim do campeonato o que confirma a brilhante época, de uma equipa de I Liga. Até agora, em toda a temporada só perdeu por cinco vezes, com três derrotas para o campeonato. Foi à Madeira perder por 1-0 com o União, para a Taça da Liga, teve a derrota mais pesada frente ao Benfica B por 6-0 e perdeu por 2-1 frente ao Desportivo das Aves, ambas para o campeonato, ficou atrás na 1ª mão da Taça de Portugal, na passada quarta-feira, quando recebeu e perdeu por 2-0 o Vitória de Guimarães e, este sábado, perdeu por 2-0 frente ao Penafiel a contar para a II Liga.

O clube, que já tem 93 anos de história, para além de ter no palmarés três Campeonatos de Portugal e três Taças de Portugal, durante décadas fez parte do quarteto do “grandes” do futebol português, juntamente com Benfica, FC Porto e Sporting.

Porém, o Belenenses teve quatro passagens pela II Liga. Na época de 1981-82, o clube foi despromovido e em 1983/84 voltou a subir ao principal escalão. Em 1990-91 voltou a descer e conseguiu a promoção em 1991-92. Novamente em 1997-98 jogou no segundo escalão e voltou a subir para a I Liga na época seguinte. Desde 2009-2010 que jogava na segunda divisão.

 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar