A remos no Atlântico

José Tavares, economista e ex-gestor, decidiu atravessar o Atlântico num barco a remos. Sozinho. Durante quatro meses vai escrever para o PÚBLICO. Acompanhe a viagem através das suas crónicas.

Embarque do barco Paraguaçu preparado para seguir para Tânger
Fotogaleria
Embarque do barco Paraguaçu preparado para seguir para Tânger DR
No Porto de Tarfya de onde José Tavares zarpou
Fotogaleria
No Porto de Tarfya de onde José Tavares zarpou DR
José Tavares pronto para rumar ao Sul
Fotogaleria
José Tavares pronto para rumar ao Sul DR

Em 1900, o psicólogo Sigmund Freud publicou A interpretação dos sonhos, na qual afirmou que os sonhos tratam de manifestações importantes da vida interior – permitem que os desejos proibidos se expressem de maneira encoberta, facilitando a tranquilidade do sonhador.

“Freud foi o primeiro a sugerir que os sonhos eram quase sempre a tentativa do sonhador satisfazer, ainda que apenas enquanto dorme, ambições ou objectivos que por alguma razão não se podiam culminar na vida normal”. Parece que no fundo, para o ‘pai da psicanálise’, o ‘prazer’ era o motor de todas as escolhas e era a realização de todas as pulsões instintivas. Ou seja, tudo se relacionava com emoções afectivas, tipo ‘sonhos húmidos’ ou ‘waka waka’, como dizia uma conhecida de Sevilha.

O que não é de todo estranho, se recordarmos que “não há nenhum instinto mais poderoso e, em certo modo, mais incontrolável que o instinto sexual”, como escreveu Eduardo Punset. Este divulgador científico explica (em Porque somos como somos) que “os seres humanos, segundo os especialistas, tal como os mamíferos, manifestam três emoções primárias: o desejo sexual, a atracção preferente por um determinado parceiro e a relação afectiva ou vínculo”.

São, portanto, emoções decalcadas no nosso cérebro primitivo, desde que a mitocôndria (bactéria que se alojou noutra bactéria e, dando-se bem, originaram as unidades autónomas que se converteram nas células básicas do ser humano) lutava pela urgência da reprodução, como forma de perpetuar a existência: “A essência da vida é deixar mais vida, é criar matéria que sobreviva e que possa passar através do tempo, e o objectivo fundamental que têm os organismos é reproduzir-se”.

As crónicas de José Tavares são financiadas no âmbito do projecto Público Mais



Sugerir correcção
Comentar