Tenista João Sousa eliminado no qualifying de Indian Wells

Uma derrota frente ao espanhol Daniel Muñoz-De La Nava deitou por terra as hipóteses de o português atingir o quadro principal.

João Sousa na primeira ronda de Roland Garros, em Maio
Foto
João Sousa na primeira ronda de Roland Garros, em Maio Foto: Pascal Guyot/AFP

João Sousa, número um português, foi eliminado na terça-feira na ronda inaugural do qualifying masculino do torneio de ténis norte-americano de Indian Wells, que contará com Michelle Larcher de Brito no quadro principal de singulares femininos.

O número 92 do mundo falhou o objectivo de entrar no quadro principal logo na primeira tentativa, perdendo com o espanhol Daniel Muñoz-De La Nava, 135.º do “ranking”, em três sets, pelos parciais de 6-3, 3-6 e 6-3.

Com as eliminações de João Sousa e Maria João Koehler, os dois melhores tenistas nacionais da actualidade, o torneio de Indian Wells, o primeiro Masters 1000 da época, contará apenas com um representante português na fase oficial, Michelle Brito.

Na eliminatória inaugural da edição de 2013, a jogadora portuguesa, que ocupa o lugar 136 da hierarquia, vai cruzar-se com a romena Alexandra Dulgheru, “afundada” na posição 491 mas com “ranking” protegido, por ter sofrido uma lesão que a afastou dos courts durante alguns meses.

Dulgheru chegou na figurar entre a elite das 30 melhores do mundo, alcançando, em Abril de 2011, a melhor classificação de sempre, quando chegou ao 26.º lugar.

Em 2010, as duas jogadoras também se cruzaram à entrada de Indian Wells, com a romena a levar a melhor. Um ano antes, na segunda ronda do Estoril Open, tinha sido Michelle Brito a vencer.