Agora vai ser possível ver fotos de cidades num ângulo de 360 Graus
Foto
Agora vai ser possível ver fotos de cidades num ângulo de 360 Graus

AirPano: o Google Maps já tem concorrência?

O projecto AirPano.com oferece mais de 700 fotografias de cerca de 120 locais à volta do globo, incluindo a Antártida

Agora já podes ver as grandes metrópoles, os monumentos mais emblemáticas e os paraísos turísticos em fotos panorâmicas, tiradas de um helicóptero. O projecto russo AirPano centra-se na produção de panoramas aéreos de alta resolução.

Na página web do grupo encontram-se mais de 700 fotografias de mais de 120 locais à volta do globo, incluindo a Antártida e o Pólo Norte. A AirPano.com, actualizada semanalmente, disponibiliza o maior número de panorâmicas a nível mundial, que se diferenciam pela alta qualidade das imagens.

Há já algum tempo que a Google propõe aos seus utilizadores a aplicação Google Maps, que possibilita ver as cidades em formato 3D. No entanto, o projeto AirPano mostra uma vista artística de 360 graus sobre os locais em questão. O utilizador pode, com o rato do computador, "fazer zoom" ou mudar a perspectiva da imagem.

No entanto, é importante referir que as imagens da AirPano são de grande dimensão, somando por isso muitos "megabytes". Um computador mais lento terá dificuldade a abrir a página edescarregar as imagens panorâmicas.