Two.Six nomeada para prémio internacional de design e arquitectura

A empresa portuguesa viu reconhecida a sua mesa Pinkit pelos prémios The International Design & Architecture Awards 2013. A autoria é da arquitecta Cristiana Macedo

Foto

Tem pouco mais de quatro meses de vida, mas a Two.Six já começa a dar que falar no mercado do design nacional e internacional. A mais recente “surpresa” recebida pela marca portuguesa foi ver a mesa Pinkit, desenhada pela arquitecta Cristiana Macedo, nomeada na categoria “Mesa” para os prémios “The International Design & Architecture Awards 2013”, uma iniciativa da revista inglesa “Design et al”.

A Pinkit foi pensada para um público “selectivo, exigente e que aprecie o pormenor”. Por isso, Cristiana Macedo explicou ao P3 que procurou criar “uma peça versátil, compacta e fácil transportar que pode ser inserida em vários espaços”. Acrescenta ainda que as medidas da mesa foram pensadas tendo em conta o factor da “adaptabilidade”, o que permite que esta funcione tanto como uma mesa de apoio de sofá ou cadeirão, como uma mesa-de-cabeceira.

Em termos estéticos, a Pinkit foi inspirada na forma de um “boomerang”. Por isso, destaca-se por ter um “design minimalista, mas muito estilizado”. Cristiana Macedo refere que a mesa é feita a partir de MDF Hidrófugo, um material “mais resistente à humidade”. Quanto aos acabamentos estes podem ser feitos nas cores laranja, verde, azul e cinzento com tinta de água ou com tinta anti-riscos direccionada para “utilizações mais exigentes” e que permite que a peça seja preservada ao longo dos anos. “Não dou importância a conceitos de excesso e de luxo”.

Face a um mercado “encharcado” de uma grande variedade de ofertas, sobretudo na área dos móveis, Cristiana Macedo destaca que o que pretende trazer de novo aos consumidores é um produto que seja “intemporal e que acrescente valor ao estilo de vida cada vez mais fugaz da sociedade”. Em cada trabalho a sua principal preocupação é o “pormenor e a simplicidade”. Por isso, a arquitecta “não dá importância a conceitos de excesso e de luxo, voláteis e sem conteúdo”.

Para além da Pinkit, Cristiana Macedo já teve a oportunidade desenvolver outros projectos juntamente com a Two.Six tais como o “toalheiro escadote” chamado Ypsy. “Está a ser uma óptima parceria. Identifico-me com a marca e isso é muito importante para conseguir desenvolver óptimos produtos”, salienta.

Em 2012 a vencedora na categoria “Mesa” dos prémios “The International Design & Architecture Awards” foi a marca britânica Villiers Brothers com a peça “Brooklyn Coffee Table”, da autoria do designer Harry Villiers. Contudo, na categoria “Cadeira”, a vencedora foi a marca portuguesa Munna com a peça “Becomes Me” assinada por Mónica Santos.

Sugerir correcção
Comentar