World Press Photo em Maio no Museu da Electricidade

Patente entre os dias 3 e 26 de Maio, a exposição incluirá a fotografia do jovem português Daniel Rodrigues

Foto
Paul Hansen

As fotografias premiadas no concurso Worlp Press Photo de 2012, entre elas uma captada pelo portuquês Daniel Rodrigues, vão estar em exposição em Maio no Museu da Electricidade, em Lisboa.

Contactado pela agência Lusa, o gabinete de comunicação da Fundação EDP, que gere o museu, indicou que a exposição estará patente em Lisboa entre 3 e 26 de Maio.

O júri do concurso internacional de fotojornalismo anunciou há uma semana os vencedores de 2013, relativos a imagens captadas no ano anterior. O primeiro prémio foi atribuído a uma fotografia de um grupo de homens a transportar os cadáveres de duas crianças mortas num ataque aéreo israelita em Gaza, captada pelo sueco Paul Hansen. Colaborador do jornal sueco Dagens Nyheter, o fotógrafo estava na altura no cortejo fúnebre da menina de dois anos Suhaib Hijazi e do seu irmão de três, Muhammad, numa rua da cidade de Gaza. O pai das crianças também foi morto no ataque, enquanto a mãe ficou nos cuidados intensivos.

Foto
Daniel Rodrigues

Os fotógrafos da AFP Fabio Bucciarelli, Itália, e Javier Manzano, dos EUA, ficaram em segundo e terceiro lugar da mesma categoria, respectivamente, com uma série de fotografias tiradas na cidade síria de Alepo.

O fotógrafo português Daniel Rodrigues, 25 anos, foi distinguido com o primeiro prémio na categoria Vida Quotidiana do World Press Photo com uma imagem de jovens a jogar futebol num campo de terra na Guiné-Bissau. Na altura do anúncio dos galardões, Daniel Rodrigues disse esperar que o prémio lhe traga trabalho, porque está desempregado desde Setembro e teve de vender o seu material fotográfico. A fotografia que lhe valeu um prémio no valor de 1.500 euros, foi tirada em Março do ano passado, mas nunca foi publicada em nenhum jornal ou revista.

Daniel Rodrigues, enquanto acompanhava uma missão humanitária na Guiné-Bissau, aproveitou para tirar um conjunto de fotografias de futebol. Foi com uma selecção dessas imagens que concorreu ao World Press Photo de 2013. Este ano, os membros do júri do World Press Photo avaliaram 103.481 fotografias, submetidas por 5.666 fotógrafos de 124 nacionalidades.

Sobre as expectativas da Fundação EDP para esta exposição, José Manuel dos Santos, director cultural da Fundação EDP, disse à Lusa que esta mostra “atrai sempre muito público” e apontou “a particularidade de um dos fotógrafos premiados ser um português”. “O ano 2012 foi carregado de acontecimentos marcantes, alguns dos quais muito dramáticos e esta exposição é uma excelente oportunidades para revisitar algumas dessas imagens”, sublinhou José Manuel dos Santos. Em 2012, a exposição da World Press Photo no Museu da Electricidade foi vista 33.076 pessoas, segundo os números da entidade.

Sugerir correcção
Comentar