Por que se fala tanto sobre conteúdos digitais?

Ao usar uma abordagem transmedia, criativos e produtores estão a ir de encontro às necessidades e expectativas das audiências: informação em qualquer lugar e em qualquer plataforma

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Distribuir ou partilhar histórias em diferentes media e plataformas não é uma atividade recente. A Disney tem usado este conceito até ao limite para aumentar as receitas com exploração das suas personagens. No entanto, a forma como as audiências consomem conteúdos de entretenimento tem mudado radicalmente ao longo dos últimos anos. Estas são hoje capazes de escolher o que querem ver, onde querem ver e como querem ver.

As audiências, cada vez mais fragmentadas, têm tido um impacto no modelo de negócios dos canais de televisão generalistas. Consequentemente, o produtor independente enfrenta maior incerteza porque obter uma encomenda por parte de um canal de TV se torna mais difícil. Por este motivo os produtores de conteúdos, empresas estabelecidas ou jovens empreendedores a entrar no sector das indústrias criativas, devem considerar as fontes de receitas alternativas trazidas pelas novas plataformas digitais.

Ao usar uma abordagem transmedia – conteúdos criados para e distribuídos simultaneamente em diferentes media - criativos e produtores estão a ir de encontro às necessidades e expectativas das audiências: informação em qualquer lugar e em qualquer plataforma. O público passa a ter a oportunidade de desempenhar um papel ativo na sua visualização e sentir-se parte de uma "comunidade". Mas para todas estas novas oportunidades, existem, no entanto, desafios significativos. Aqui ficam alguns desses desafios:

(i) Excesso de Conteúdos:

As audiências de hoje estão expostas a uma grande quantidade de informação numa ampla variedade de plataformas. As audiências começa a dispersar as suas preferências e excesso de conteúdo gera ruído. Para ultrapassar este ruído é essencial pensar nas redes sociais como uma forma de criar fãs e começar a gerar o buzz necessário.

(ii) As audiências estão mais sofisticadas:

As audiências estão cada vez mais sofisticadas e exigem conteúdos com qualidade nas suas diferentes plataformas. A qualidade das séries de TV tem melhorado exponencialmente na última década aproximando-se cada vez mais do Cinema. Por isso, é um erro, pensar que os conteúdos digitais podem ser de qualidade inferior aos conteúdos para plataformas tradicionais

(iii) Qualquer produtor pode ser também distribuidor

As plataformas digitais, especialmente a Web, as redes sociais e as lojas de conteúdos digitais (tipo iTunes e App Store) permitem que produtores de conteúdos possam distribuir – a baixo custo – os seus conteúdos a uma escala global. O segredo para vencer neste competitivo mercado é conseguir sobressair do ruído e do excesso de conteúdos existentes.

(iv) Acesso directo às audiências

Pela primeira vez na história, os produtores de conteúdos podem contactar directamente com as suas audiências. No entanto esta comunicação bidireccional em tempo real tem os seus perigos. Comentários menos positivos podem colocar em perigo todo o trabalho realizado. Moderação cuidada de conteúdos e comunidades é essencial para evitar publicidade negativa.

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