UE vai proibir testes em animais a partir de Março deste ano

Vai ser proibida a venda de todos os produtos e ingredientes cosméticos, dos sabonetes às pastas de dentes, que tenham sido testados em animais

www.understandinganimalresearch.org.uk/ Flickr
Fotogaleria
www.understandinganimalresearch.org.uk/ Flickr
www.understandinganimalresearch.org.uk/ Flickr
Fotogaleria
www.understandinganimalresearch.org.uk/ Flickr

A luta dos activistas pelos direitos dos animais pode estar perto de uma nova vitória. Segundo Tonio Borg, Comissário Europeu da Saúde e Defesa do Consumidor, que deu a conhecer a informação, a importação e venda de cosméticos testados em animais vai mesmo ser proibida na União Europeia (UE), a partir de 11 de Março deste ano.

"Acredito que a proibição deverá entrar em vigor em Março de 2013, pois o Parlamento e o Conselho já decidiram", lê-se na carta que Borg endereçou aos activistas, divulgada pela Newswire.

O comissário acrescenta ainda que a proibição não deve ser "adiada ou revogada", já que esta decisão já vinha a ser planeada e consequentemente adiada desde 2009. Esta medida vai impedir a venda de todos os produtos e ingredientes cosméticos na União Europeia, dos sabonetes às pastas de dentes, que tenham sido testados em animais - seja qual for a parte do mundo em que tal tenha acontecido.

Foto
www.understandinganimalresearch.org.uk/ Flickr

Contagem decrescente

A novidade está a deixar várias entidades satisfeitas, principalmente a cadeia The Body Shop e a organização Cruelty Free International que há mais de 20 anos levam a cabo uma campanha pelo fim dos testes em animais.

Paul McGreevy, director de valores internacionais da The Body Shop, realçou a "grande conquista" que considera como o esperado "encerramento de um capítulo", já que, afirma, "o futuro da beleza deve ser sem crueldade".

Michelle Thew, diretora executiva da Cruelty Free International, garante que esta decisão é só o começo e diz continuar a lutar "para garantir que o resto do mundo seguirá o mesmo caminho", disse.

Os defensores dos animais já estão em contagem decrescente para a data marcada e já têm algumas iniciativas comemorativas programadas. Mais mais importante ainda, esperam conseguir assim "inspirar" outros países a banir os testes em animais, como é o caso da China.

Sugerir correcção
Comentar