ExperimentaDesign com um tema “sem fronteiras” entre Lisboa e São Paulo

A primeira edição brasileira do evento já tem data: Agosto de 2014.

Foto
Guta Moura Guedes prepara a expansão para o Brasil da Experimenta Miguel Manso

O tema da edição de 2013 da ExperimentaDesign será No Borders, com o qual a bienal aterrará em Lisboa a 7 de Novembro, para continuar a trabalhar o tema dos “territórios, fronteiras e das culturas, e como elas nos agregam e desagregam”, como explicou ao PÚBLICO Guta Moura Guedes, responsável pelo evento, no Brasil. A ExperimentaDesign, nascida em Lisboa em 1999, viaja depois para São Paulo, e a primeira edição brasileira do evento já tem data: Agosto de 2014.

No Borders, portanto, uma temática que Guta Moura Guedes considera ser “central no século XXI” e que foi conhecida esta semana através de uma peça do designer Stefan Sagmeister – austríaco que já foi um dos conferencistas da bienal, em 2005, autor do logotipo da Casa da Música, de capas icónicas de álbuns dos Rolling Stones ou de Lou Reed e um dos nomes maiores do design gráfico mundial. Uma peça de comunicação digital, a que se seguirão outras de designers e de ensaístas e escritores nos próximos meses, feita a convite da bienal portuguesa para pensar as fronteiras, um tríptico inspirado por Utopia or Oblivion, de Buckminster Fuller, arquitecto, inventor, designer e futurista que postulava que no século XXI, a humanidade terá percebido que as perguntas "Onde moras?, O que és?, De que religião?, De que raça?, De que nacionalidade? são absurdas e anti-evolucionárias, ou então os homens terão deixado de viver na Terra”.

Guta Moura Guedes explica que No Borders é uma temática que vai “acompanhar esta edição e a de São Paulo” no âmbito do “processo de redesenho” do próprio evento. “É a primeira vez que estamos a trabalhar uma temática desta forma, uma ideia base que vai servir de veículo de reconstrução da bienal” num momento em que se prepara para estar com um pé na Europa e outro no Brasil – onde chegará já com um formato algo distinto, mantendo-se as conferências e as exposições que caracterizam o evento há 14 anos, disse a sua responsável. Esta não será a primeira vez que o evento se estende a outros países: em 2008, a Experimenta esteve em Amesterdão.

A semana inaugural da ExperimentaDesign de 2013 será de 7 a 11 de Novembro deste ano em Lisboa, depois de a edição de 2011 ter tido como tema Useless. A ExperimentaDesign tem o apoio mecenático da Câmara Municipal de Lisboa, da Secretaria de Estado da Cultura e do Turismo de Portugal.
 
 
 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar