Retorno ao futuro

Isabel Allegro de Magalhães é a 12.ª de 13 pensadores a reflectir no PÚBLICO sobre valores humanos.

Foto
Yannis Behrakis/Reuters

Portugal, a Europa e o mundo precisam de uma "viragem radical" da governação e do modo de vida, defende Isabel Allegro de Magalhães. E o que a desencadeará? "Uma inteligência sensível do sofrimento dos outros". Penúltimo texto da série especial sobre os valores da sociedade portuguesa e europeia para 2013.

“Só uma inteligência sensível do sofrimento dos outros poderá desencadear a viragem radical que é preciso, em Portugal, na Europa e no mundo, na governação e no modo como vivemos: na disponibilidade para um estilo mais frugal, mais partilhado, de maior cuidado com os outros, de mais respeito e apreço pela alteridade, mais aberto à beleza”, escreve a professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa.

Isabel Allegro de Magalhães faz parte de um grupo de 13 pensadores, a quem o PÚBLICO desafiou a  antever o ano que ora começa.

A pergunta feita a 13 pensadores: Que será a sociedade portuguesa e europeia em 2013?

Os valores: bem, bondade, lealdade, altruísmo, honestidade, solidariedade, liberdade, verdade, justiça, felicidade, sagrado (Deus), sabedoria, coragem e dignidade.

Os pensadores: Adriano Moreira, Alfredo Bruto da Costa, Ana Luisa Amaral, António Pinho Vargas, Eduardo Lourenço, Gonçalo M. Tavares, Helena Marujo, Isabel Allegro de Magalhães, João Magueijo, Manuel Maria Carrilho, Miguel Real, Teresa Pizarro Beleza e Yvette Centeno. Os textos são publicados em 13 dias seguidos.

Eduardo Lourenço escreve terça-feira o último texto da série.

Leia mais no PÚBLICO deste sábado e na edição online exclusiva para assinantes. (Esta série tem o apoio de Millenium bcp)

Sugerir correcção
Comentar