Cobertura da actividade do Exército de Dumbledore é uma das justificações apontadas DR
Foto
Cobertura da actividade do Exército de Dumbledore é uma das justificações apontadas DR

P3 eleito Média do Ano pelo portal de notícias LGBT dezanove

Dezanove, portal criado em 2010, elegeu o P3 como Média do Ano pelo acompanhamento de perto da realidade e cultura LGBT

O dezanove distinguiu o P3 como Média do Ano. Em comunicado, o portal de notícias LGBT justifica a escolha: "O site tem acompanhado a realidade e cultura LGBT de perto através de notícias e reportagens, como nos casos Manhunt ou do Exército do Dumbledore." 

Criado em 2010, o dezanove afirma-se como o "primeiro portal de informação LGBT de Portugal". Este é o terceiro ano em que escolhe as personalidades e acontecimentos que marcaram a actualidade LGBT. Entre os vencedores estão os cineastas João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra Mata, eleitos Personalidade Nacional do Ano com o filme (também distinguido) "A Última Vez Que Vi Macau". "Sem este casal, não existiria cinema 'queer' português com projecção internacional", justifica-se.

A Marcha do Orgulho LGBT nos Açores, a primeira de sempre no arquipélago, foi o Acontecimento Nacional do Ano, enquanto que Adolfo Mesquita Nunes foi escolhido como Deputado do Ano por ter sido "o único deputado do CDS-PP" a votar a favor da mudança da lei de adopção. O realizador António da Silva é a Revelação do Ano e "Estado de Graça", que terminou recentemente na RTP1, destaca-se como Programa Televisivo do Ano graças aos "sketches" das Bichas Modernas. No plano global, Barack Obama, "o primeiro presidente dos Estados Unido a defender o casamento entre pessoas do mesmo sexo", foi eleito Personalidade Internacional do Ano.

Entre os vencedores constam ainda a equipa de rugby "Dark Horses", a discoteca Construction, Blaya (Coming Out do ano) e FF (Outing do Ano). A maioria dos deputados do Parlamento português merece nota negativa do dezanove, bem como António José Saraiva, director do semanário Sol.