Tiago Leal
Foto
Tiago Leal

Megafone

2012: há vida além da crise?

O presidente Sampaio disse um dia que “há mais vida além do défice” e espero que este balanço consiga mostrar isso mesmo

Como toda a gente sabe, o ano civil tem acontecimentos apenas entre o dia 1 de Janeiro e o dia 25 de Dezembro. Entre o dia 26 e o dia 31 de Dezembro, como já nada vai acontecer, é altura de fazer o tradicional balanço do ano. É isso e fazer dieta. Mas vamos ao balanço que a dieta pode esperar pela passagem de ano.

O balanço deste ano de 2012 é particularmente mais difícil de fazer que o balanço de outros anos. É que é necessário um esforço colossal para tentar perceber se aconteceu alguma coisa além das medidas de austeridade. À primeira vista, a ideia que fica deste ano que passou, é a de ter sido um ano em que apenas existiram cortes, austeridade, manifestações e uma ou outra bastonada, vá. Mas foi muito mais do que isso. O presidente Sampaio disse um dia que “há mais vida além do défice” e espero que este balanço consiga mostrar isso mesmo.

Então cá vai, devidamente separado em temas, sem austeridades nem crises à mistura:

Política

Como não vou falar de austeridade, não há muito a dizer neste tema. Vou é só lembrar que no final de 2012 estamos muito melhor que no final de 2011. E não tem nada que ver com as medidas que o Governo tem vindo a tomar. Antes porque desde o final de 2011 até agora, passou mais um ano e já só faltam, no máximo, dois anos e meio para Passos e amigos irem embora.

Emprego

Neste ano de 2012, aproximadamente 100 mil portugueses encontraram, finalmente, emprego. É certo que foi num país estrangeiro, porque por cá não há emprego à conta desta maldita cris… Ah…, desculpem. Tinha prometido que não ia falar da crise. Bem, próximo tema.

Economia

No ano que passou, as exportações de Portugal aumentaram em flecha, dando ânimo à economia nacional. As exportações foram motivadas, em parte, pela fraca procura em território nacional, dado o menor poder de compra provocado pelas medidas de austerid… Isto não é fácil.

Europa

A União Europeia foi galardoada este ano com o Prémio Nobel da Paz. Houve bastante controvérsia na atribuição deste prémio porque há quem diga que neste momento a Europa vive uma “guerra” económica devido às medidas de aust… Uma pessoa tenta falar dos assuntos com pezinhos de lã mas isto parece campo minado, caramba.

Mundo

Foi o ano da descoberta do Bosão de Higgs e de muitas outras que se fizeram em solo nacional. Muitas mais poderiam ter sido feitas não fossem os cortes, motivados pela enorme crise… Já começa a irritar. Nos EUA, Obama voltou a ser eleito presidente e afirmou na sua campanha que “We are not Portugal” quando falava acerca das medidas de auster… Bolas, nem a falar do Obama me safo.

Cultura

Em 2012, Guimarães foi Capital Europeia da Cultura. As opiniões foram unanimemente positivas quanto à projecção internacional da cidade. A programação foi intensa e de grande qualidade e quase não se notaram os constrangimentos orçamentais da Cultura, tão evidentes na falta de apoios noutras áreas como o Teatro e o Cinema, inerentes a esta situação de crise económ… Pronto, já voltei a estragar tudo.

Saúde

A saúde dos portugueses é quase de ferro, a avaliar pela diminuição do número de pessoas que se deslocaram aos hospitais, nomeadamente aos Serviços de Urgência. A menos que as pessoas tenham deixado de lá ir por causa das taxas moderadoras, que aumentaram para níveis incomportáveis para muitas famílias devido às medidas de aus… Ahrgggg…

Ambiente

Ao longo deste ano, a qualidade do ar melhorou muito no nosso país. E a produção de lixo caiu a pique. As pessoas começaram a andar mais de transportes públicos porque perceberam a grande qualidade que têm e a comprar produtos mais ecológicos. Ou isso ou como a gasolina está tão cara, o carro começou a ficar na garagem e o lixo diminuiu porque não há dinheiro para compras, por causa dos cortes... Estou a começar a desesperar.

Desporto

Tivemos os Jogos Olímpicos de Londres. Hum. Esqueçam. Todos os atletas portugueses se desculparam com a falta de dinheiro para treinos. Por aqui também não vamos lá… O Porto ganhou o campeonato mas a Liga ficou mais pobre com a venda dos principais jogadores devido à cri… Desisto. Estava a tentar mostrar que nem tudo o que aconteceu em 2012 teve que ver com a crise mas…

Esperem lá… A Selecção de Futebol esteve alojada no hotel mais caro da Polónia durante o Euro 2012 e tinha prémios de jogo enormes e mesmo assim não ganhou nada! Ah ah! O Euro 2012 correu mal e não foi por causa de crise nenhuma! O presidente Sampaio é que a sabe toda. Afinal há mesmo vida para além do défice e desta crise!

Um Bom e Próspero Ano de 2013 para todos!