Inspiração de Cédric foi a excepção na mediocridade sportinguista

Os “leões” estiveram a perder frente ao Nacional, mas chegaram ao empate na segunda parte com um grande golo do defesa.

Foto
Wolfswinkel falhou uma grande penalidade AFP

Mais um jogo, mais 90 minutos de angústia para os sportinguistas, mais dois pontos desperdiçados. O Sporting empatou a um golo na Madeira, frente ao Nacional, e somou a sexta igualdade em 12 jornadas da Liga. Os madeirenses foram superiores na primeira parte e chegaram à vantagem com um golo de Isael, mas a vinte minutos do fim, após Wolfswinkel desperdiçar uma grande penalidade, Cédric salvou um ponto para o Sporting com um grande golo.

Durante a última semana, após a derrota no derby lisboeta, foram vários os jogadores “leoninos” que transmitiram mensagens de confiança para os adeptos. Carriço, um dos capitães dos “leões”, disse que “era impossível o Sporting continuar nesta situação”, Xandão garantiu que o cenário de uma descida de Divisão “não está em causa”. No Estádio da Madeira, principalmente nos primeiros 45’, os jogadores “verdes e brancos” mostraram o contrário.

Apesar das limitações com que Vercauteren contou (Boulahrouz, Rojo, Rinaudo, Carrillo, Schaars e Izmailov, entre outros, estavam indisponíveis), a exibição sportinguista na primeira parte, à semelhança do que tem acontecido em muitos jogos esta época, foi confrangedora. Sem confiança, atitude e agressividade, os jogadores “leoninos” entraram no jogo amedrontados e o Nacional não desperdiçou a oportunidade para começar, desde cedo, a criar perigo.

Logo aos 4’, Isael fez gato-sapato de Cédric e Labyad na direita, centrou e Rondón quase fez o primeiro. Dez minutos depois, aproveitando uma falha de marcação de Xandão e Cédric, o venezuelano voltou a estar perto do golo, valendo novamente aos sportinguistas Rui Patrício. A estatística após o primeiro quarto de hora era sintomática sobre a postura das equipas: cinco remates para o Nacional, zero para o Sporting.
 
Foi por isso, sem surpresa, que os madeirenses chegaram à vantagem: aos 25’, Isael entrou na área e, aproveitando a passividade da defesa “leonina”, rematou forte, não dando hipóteses a Patrício. Só depois de estarem a perder é que os jogadores do Sporting remataram à baliza de Vladan (Wolfswinkel, aos 26’), mas o primeiro tempo terminou com uma dúzia de remates para o Nacional e apenas dois para os “leões”.

Como pior era praticamente impossível, o Sporting surgiu melhorzinho após o intervalo, mas não criava perigo. Perante a inépcia de Labyad, Capel, Pranjic e Wolfswinkel, Manuel da Costa deu uma ajuda: aos 57’, o defesa do Nacional foi imprudente e derrubou Capel na área. No entanto, nem assim o Sporting conseguiu marcar e Wolfswinkel não acertou na baliza na conversão do penálti.

O desperdício “leonino” motivou os jogadores do Nacional, que voltaram a assumir o controlo, mas a vinte mintuos do fim, numa altura em que os madeirenses estavam novamente por cima na partida, o defesa Cédric, com um grande remate de pé esquerdo de fora da área, fez o empate e evitou que os sportinguistas sofressem a quinta derrota no campeonato.
 
 

Sugerir correcção
Comentar