Design à base de arame, cerâmica e uma boa dose de loucura

No atelier Sofia Rocha, em Viana do Castelo, são produzidos produtos artesanais baseados nas tradições locais

Fotogaleria
Criações de Sofia Rocha são inspiradas na filigrana DR
Fotogaleria
Criações de Sofia Rocha são inspiradas na filigrana DR

Uma boa dose de loucura, confiança e muito trabalho. Esta é a receita apontada pela designer Sofia Rocha para o sucesso do seu atelier.

 

O espaço, situado em Viana do Castelo, funciona como galeria de arte e espaço de exposição e venda de produtos artesanais.

 

A cultura e a tradição de Viana do Castelo estão presentes nos objectos, cuja criação se baseia em processos semelhantes ao da filigrana ou do croché. Os materiais mais usados são a cerâmica e o fio metálico.

 

“Quando iniciei o projecto, os meus familiares levaram as mãos à cabeça, enquanto que outras pessoas pareciam não acreditar na minha ideia." Sem razão. "Cinco anos depois, cá estou”, explica Sofia Rocha, ao P3.

 

Para resistir, Sofia Rocha recorreu a alguns ingredientes que considera indispensáveis. “É necessário ter uma boa dose de loucura, gosto e confiança no nosso trabalho. Se for preciso, trabalho 24 horas por dia.” A sorte também entra nas contas, mas a designer acredita que ”até para ter sorte, é preciso trabalhar”.

 

As indústrias criativas

Na opinião de Sofia Rocha, o mercado das indústrias criativas está em expansão. “Há cada vez mais procura pelo que é tradicional. No entanto, importa reinventar as tradições e os símbolos, para os aproximar de um estilo mais contemporâneo.”

 

A designer garante procurar reavivar tradições, como o croché, por exemplo, que serve de base a alguns dos seus trabalhos feitos em arame. “Também tento reinventar as custódias, os brincos ou os corações de Viana do Castelo, baseando-me na filigrana, mas adaptando-os ao meu estilo.”

 

Sofia Rocha montou o “quartel-general” no Alto Minho e não pretende abandonar o seu posto. “Não podemos pensar que, para ter sucesso, temos de abandonar as origens. Se assim fosse, só haveria Lisboa e Porto”, garante.

 

E não tem dúvidas: “Sempre quis ficar aqui, amo esta terra e não tenho necessidade de sair.”

Sugerir correcção
Comentar