Jonathan Trappe quer cruzar o Atlântico num barco salva-vidas

A última viagem feita por este balonista profissional foi numa casa içada por balões inspirada no filme “Up” da Pixar. O próximo passo será atravessar o oceano Atlântico. Agora num barco salva-vidas

Foto
A casa atingiu uma altitude de mais de seis mil metros 小飞虹/Flickr

Foi durante o Festival Internacional do Balão de 2012, em León, no México, que o balonista profissional Jonathan Trappe recriou uma conhecida cena do filme de animação da Pixar "Up" na qual a personagem Carl ata centenas de balões à sua casa. Desta vez, a viagem não foi até a América do Sul, mas serviu de treino para uma futura travessia aérea sobre o oceano Atlântico.

A casa que Jonathan Trappe utilizou é feita de madeira, metal e plástico e foi construída pela empresa Casa Yes. Içada por balões de hélio, a casa conseguiu atingir uma altitude de mais de seis mil metros.

O próximo objectivo deste balonista profissional é atravessar o oceano Atlântico (mais de quatro mil quilómetros) e aterrar em França. A diferença é que vai fazê-lo, não numa casa, mas numa espécie de barco salva-vidas preso a mais de 365 balões, isto, porque, se as coisas correm mal pode sempre atirar-se ao mar. Para o conseguir tem de arrecadar cerca de 250 mil euros que serão destinados à compra de 32.374 metros cúbicos de hélio.  

Em 2011, Jonathan fez a mesma peripécia juntamente com a National Geographic, mas com uma casa amarela de quase mil quilos que voou pelos céus durante uma hora a uma altitude de mais de três mil metros. Tudo graças à ajuda de 300 balões meteorológicos. 

O balonista de 38 anos começou a ganhar notoriedade a partir de 2010 depois de ter sido a primeira pessoa a atravessar o Canal da Mancha em cima de uma cadeira içada por balões de ar quente.

Sugerir correcção
Comentar