Investigadoras acreditam ter localizado a paisagem de "Mona Lisa"

Foto
Investigadoras italianas acreditam ter localizado a paisagem de Mona Lisa Foto: Fabrice Coffrini/AFP

Num livro prestes a ser publicado em Itália, duas investigadoras italianas afirmam que a paisagem que serve de fundo à "Mona Lisa", de Leonardo Da Vinci, se situa na região montanhosa de Montefeltro, a leste de Florença.

Quando Olivia Nesci e Rosetta Borchia partiram à descoberta de paisagens que foram retratadas nas pinturas de um outro mestre italiano, Piero della Francesca, não esperavam ter uma “revelação” sobre outro dos grandes mestres do renascimento - Da Vinci.

Nas montanhas de Montefeltro identificaram um cruzamento de rios que acreditam ser o mesmo que se apresenta na famosa obra de Leonardo da Vinci. As investigadoras indicam que se trata da confluência dos rios Senatello e Marechia do antigo ducado de Urbino, região histórica do norte da Itália.

“O lago já lá não está, no entanto existe uma depressão preenchida por deslizamentos de terra; a ponte [também visível na pintura] não está lá porque foi destruída, mas sabemos que havia uma naquele sítio” disse Nesci ao Times.

Ao jornal londrino, Nescia acrescentou ainda que a montanha visível sobre a Mona Lisa é o Monete Aquilone e que as colinas ao lado da estrada são as Sassi Simone e as Sassi Simoncello.

A descoberta e o posterior restauro da cópia mais antiga de sempre de Mona Lisa, que se encontrava no Museu do Prado, terá acrescentado mais detalhes na paisagem de fundo e facilitado a análise das investigadoras - Nesci é especialista em geomorfologia na Universidade de Urbino e Borchia é artista e fotógrafa.

Tentativas de descoberta

Esta não é a primeira vez que se pensa ter descoberto a localização exacta da paisagem presente na enigmática pintura de 1503. Em 2011, a historiadora Carla Glori afirmou que a ponte retratada é uma referência à pequena cidade de Bobbio, a norte de Itália. Glori baseou a sua teoria na pesquisa de Silviano Vinceti, que descobriu os números sete e dois ocultos na ponte, que entendeu serem uma clara referência ao ano de 1472, em que a ponte foi destruída pelas cheias.

“Houve várias tentativas de identificar a paisagem e todos falharam até agora, se alguém conseguisse identificar [a localização] seria interessante, mas, pelo menos para mim, não seria muito relevante ", comentou o professor da Universidade de Londres, Donald Sassoon ao espanhol ABC. Autor de Leonardo y la Mona Lisa - La Historia del mayor enigma del arte (2007), Sassoon acrescentou não saber se a obra decorre de uma inspiração na realidade ou da imaginação de Da Vinci.

A tese de Nesci e Borchi vai estar documentada no livro Code P, com edição prevista para o próximo mês em Itália. Olivia Nesci e Rosetta Borchia assinaram em 2008 um estudo sobre as paisagens que serviram de cenário às pinturas de Piero della Francesca.
 

Sugerir correcção
Comentar