"Se o navio afundar, afundamo-nos todos juntos", avisa Vercauteren

Na véspera de defrontar o Moreirense para o campeonato, treinador do Sporting lembra que, quando as coisas não correm bem, a responsabilidade é de todos na estrutura do clube.

Foto
Vercauteren afirma que não se pode pensar em apenas Wolfswinkel para maracr os golos do Sporting Nuno Ferreira Santos/PÚBLICO (Arquivo)

O treinador da equipa de futebol do Sporting, Franky Vercauteren, afirmou este domingo que é fácil atribuir culpas quando as coisas não correm bem e sublinhou que a responsabilidade é de todos, para o bem e para o mal.

“É fácil de mais estar de fora e atribuir culpas e eu nunca culpo os jogadores, pois ganhamos e perdemos todos juntos. Eu faço parte da equipa e o meu trabalho é ajudá-los. Estamos no mesmo navio, se estiver bem, tudo ok, se afundar, afundamo-nos juntos”, disse o técnico em conferência de imprensa, em véspera da visita ao Moreirense, na 10.ª jornada da I Liga.

Franky Vercauteren anunciou alterações na equipa para o jogo de segunda-feira com o Moreirense, mas rejeitou a ideia de grandes mudanças, referindo que “70 a 80 por cento da equipa vai manter-se”.

Um das mudanças pode ser o regresso do defesa inglês Eric Dier à titularidade, hipótese que Vercauteren deixou em aberto, afirmando que procura escolher sempre a melhor equipa para atingir os objetivos.

“Eric Dier é possível que seja opção. Aproveitou uma oportunidade e estou satisfeito com ele mas vou exigir mais. No início, as pessoas veem tudo bom, algum tempo depois já veem só defeitos”, disse.

O técnico belga explicou que o factor mental da equipa é importante, mas salientou que esse é apenas um dos aspectos a trabalhar, como as questões técnicas e tácticas, afirmando que “o mais importante é geral”.

O técnico rejeitou também a ideia que a responsabilidade de marcar golos deve ser apenas de Ricky van Wolfswinkel.

“Marcar golos é algo esperado mais de alguns jogadores do que outros, mas não deve ser responsabilidade de apenas um, tal como é responsabilidade de todos defender para não sofrer golos”, defendeu.

Franky Vercauteren afirmou que já disse aos jogadores que o mercado de Janeiro não é uma prioridade nesta altura e referiu que tem que haver motivação no grupo para ganhar sempre o próximo jogo.

“A motivação é fazer tudo para ganhar, perceber como podemos fazer melhor no próximo jogo. Se não estivermos motivados é um problema e não merecemos jogar no Sporting”, afirmou.

O técnico reafirmou que acredita que a equipa pode atingir um lugar de acesso à Liga dos Campeões, mas recusou fazer promessas.

“Desde que seja possível vou fazer tudo e acredito, mas não quero prometer de mais. Temos que ir à procura do objectivo e fazer tudo. Se ganharmos, existe um jogo do Braga com o FC Porto e podemos ficar mais perto. Tudo é possível”, disse.

A terminar, o técnico explicou que mais importante do que falar para os adeptos é mostrar no relvado que a equipa está empenhada.

“Dizer coisas não é mais importante para os adeptos, mas sim fazer coisas. Essa é a única resposta que podemos dar, é que fizemos tudo para ganhar. Se fizermos tudo no relvado, podem ficar dececionados com o resultado, mas é mais fácil de aceitar. Agora podem levantar questões sobre a atitude e isso não é positivo”, concluiu.

O encontro entre o Sporting, 10.º classificado, com nove pontos, e o Moreirense, último, com seis, está marcado para as 20h15 no Parque Desportivo Comendador Joaquim Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, com arbitragem de Hugo Miguel (Lisboa).
 

Sugerir correcção
Comentar