Coleira com código QR não deixa que os cães se percam

Cada coleira tem inserido um código QR, que pode ser lido a partir de qualquer "smartphone". Assim, a busca do cão é mais fácil e rápida

Foto
DR

Ana Valente quis resolver um problema, o desemprego, e encontrar um negócio relacionado com os animais. E conseguiu. Criou uma empresa e chamou-lhe Trendypaws.

O que esta empresa tem de interessante é o facto de ter criado uma coleira com código QR que permite aos respectivos donos nunca perderam de vista o seu animal de estimação. O que não quer dizer que seja só para "geeks". Ou para cães. Mas já lá vamos.

O segredo para encontrar um cão que esteja perdido está, claro, no código QR. Este está impresso numa chapa localizada na parte frontal da coleira e funciona como uma espécie de código de barras bi-dimensional.

Foto
Os cães de porte pequeno e os gatos podem usar tags que podem colocar nas suas próprias coleiras DR

Ana Valente refere que “o código pode ser lido através de 'smartphones' ou 'tablets'” que tenham a aplicação da Trendypaws, disponível no iTunes, do Google Play ou do Windows Phone. Assim, qualquer pessoa que encontre um animal perdido pode contactar o dono, porque o "scan" da coleira faz com que o código seja "convertido num endereço URL”, que contém todos os dados de identificação do cão. Uma vez ali, pode enviar um e-mail para o respectivo dono.

Apesar das coleiras não serem adequadas para gatos ou cães de pequeno porte, dado o tamanho mínimo para uma boa legibilidade do código QR, a Trendypaws desenvolveu pequenos "tags", com o mesmo conceito, para que possam usá-los nas suas próprias coleiras.

Estas coleiras podem servir de complemento aos "microchips", que são obrigatórios, uma vez que a pessoa que encontre um cão não necessita de deslocar-se ao veterinário para saber os seus dados. 

As coleiras da Trendypaws conciliam tecnologia e design, ao não tivesse Ana Valente estudado design gráfico, e têm um custo de 29,95 euros, mas o serviço de perfil "online" de cada cão é completamente gratuito. 

Sugerir correcção
Comentar