Sporting joga tudo em Basileia, “com 11 defesas e 11 pontas-de-lança”

Foto
"Todos podemos atacar e defender" Patrícia de Melo Moreira/AFP

É um reencontro de velhos conhecidos, aquele que está marcado para a tarde desta quinta-feira (18h), na Suíça. O Sporting, praticamente um cliente da casa em St. Jakob Park (é a terceira vez em quatro anos que visita este estádio), joga em Basileia a sua manutenção nas competições europeias. Para continuar a respirar na prova, precisa de inverter uma sequência de 11 jogos sem vencer fora de portas.

Franky Vercauteren, um treinador tão discreto quanto frontal, gosta pouco de falar publicamente da componente táctica do jogo. “Importante para mim não é a táctica, é a dinâmica. Todos podem atacar e defender, até o guarda-redes pode fazer assistências. Vamos jogar com 11 pontas-de-lança e 11 defesas”, ilustrou esta quarta-feira, na antevisão de uma partida que será decisiva para os “leões”.

O Sporting parte para a penúltima jornada no último lugar do Grupo G, com dois pontos somados. Para se apurar para a fase seguinte da Liga Europa, precisa mesmo de um triunfo, algo que não acontece longe de Alvalade desde 22 de Abril, quando derrotou o Nacional, na Madeira, por 3-2. “Se duvidasse da capacidade de vencer estaria a duvidar da equipa. Não falo da classificação, de resultados... Temos qualidade”, insiste o treinador.

Na comitiva leonina não viajou Stijn Schaars, a cumprir castigo na sequência da expulsão frente ao Genk. O holandês, que foi utilizado nas quatro partidas anteriores na Liga Europa, deixa uma vaga em aberto num meio-campo que tem conhecido diferentes figurinos ao longo da temporada. Gelson Fernandes, de resto, deve ser lançado de início: “A nossa equipa tem qualidade. Temos de entrar concentrados”, alertou.

Uma boa notícia para o médio suíço (companheiro de selecção de muitos dos adversários desta quinta-feira) é a ausência de Marco Streller. O avançado do Basileia é a grande baixa da equipa (Zoua será a principal alternativa para o ataque), mas o técnico dos campeões suíços desvaloriza. “Temos de jogar de forma inteligente, saber segurar a bola e rentabilizar as nossas oportunidades de golo sem Streller”, assinala Murat Yakin.

Para o Basileia, este jogo não será decisivo mas é, pelo menos, importante para entrar num dos dois lugares de qualificação, algo que, mesmo no melhor dos cenários, só acontecerá na última jornada.
 
 

Sugerir correcção
Comentar