No CoLab, em Óbidos, partilha-se tudo: espaço e ideias

O EPIC já abriu portas em Óbidos e leva mais à frente o conceito de "coworking". No "CoLab" todos os participantes contribuem com ideias e soluções para o desenvolvimento de projectos

Foto
Objectivo é fixar jovens empreendedores no Espaço para Promoção da Inovação e Criatividade DR

O conceito, denominado “CoLab” (laboratório de laboração) foi desenvolvido por Pedro e Ron Reis, dois primos que depois de viverem em vários países do mundo escolheram Óbidos para instalar “um espaço de trabalho alternativo”. A ideia é fomentar a fixação de jovens empreendedores no Espaço para Promoção da Inovação e Criatividade (EPIC), um edifício restaurado pela câmara de Óbidos e dotado de espaços de trabalho que podem ser alugados ao mês, à semana, ao dia ou à hora, consoante a necessidade dos interessados.

Uma das particularidades reside no facto de, mesmo quem aluga apenas esporadicamente “ter acesso a todo o espaço, porque não existem salas ou mesas reservadas, existem espaços funcionais para usar conforme o que se está a fazer”, explicou à Lusa Pedro Reis. Todos os co-utilizadores assumem o compromisso de participar em sessões de "brainstorming" [grupo onde se pretende explorar a capacidade criativa de cada um] que irão funcionar como “fóruns de discussão que podem ser encomendados por qualquer empresa que precise de novas ideias de desenvolvimento ou de soluções para os seus problemas”, acrescenta.

"Todos fazem tudo"

Todos serão solidariamente responsáveis pelo espaço, onde “todos fazem tudo” e todos colaboram para os projectos que “poderão germinar através daqui”, sublinha Pedro Reis. Um dos primeiros projectos que pretendem desenvolver junta agricultura, habitação e turismo, pondo em prática ideias trazidas dos países nórdicos para utilização de terrenos agrícolas abandonados ou baldios. “Nesses terrenos podem por exemplo ser plantadas flores e depois as pessoas podem ir lá apanhar as flores que quiserem e deixarem numa caixa o dinheiro que acharem justo”, rentabilizando um terreno que até então “não valia nada”.

O projecto passa ainda por parcerias com unidades hoteleiras para que os turistas possam ser levados a “terrenos onde é praticada agricultura biológica, colherem eles próprios os vegetais ou frutos, pagarem directamente ao produtor, mas viverem uma experiência diferente de se limitarem a comprar no supermercado”.

Outra das permissas é que o espaço esteja “sempre aberto a novas ideias da comunidade” e os seu utilizadores dispostos a colaborar com a comunidade local, “dando ideias a um padeiro que quer desenvolver o seu negócio de forma mais inovadora” ou agricultores que “querem modernizar a sua forma de cultivo”, exemplifica Pedro Reis.

O espaço que foi na sexta-feira apresentado ao mundo através do primeiro "brainstorming" difundido em directo na Internet abriu oficialmente com a estreia nacional do filme “One Day on Earth” (Um dia na Terra), um documentário sobre a condição humana, filmado em todos os países do mundo, a 10 de Outubro de 2010. O documentário contou com a contribuição de milhares de anónimos de todo o planeta que enviaram três mil horas de imagens, escolhidas e editadas pelo produtor Bandon Litman e pelo realizador Kyle Rudddick. Um exemplo de “co-work” (trabalho partilhado) que se liga com a estratégia que se pretende seguir no espaço EPIC, através do CoLab onde o mote é “fazer as ideias acontecerem”.

Sugerir correcção
Comentar