Medicina e enfermagem são algumas das áreas profissionais abrangidas por este programa Mauro Cateb/Flickr
Foto
Medicina e enfermagem são algumas das áreas profissionais abrangidas por este programa Mauro Cateb/Flickr

Há emprego para jovens portugueses na Alemanha

Ao abrigo de uma parceria entre os dois países, jovens portugueses podem candidatar-se a vagas de emprego na Alemanha, através do programa “Your first EURES job”. Engenharias, saúde e profissões técnicas são algumas das áreas

Há um novo programa laboral na Europa vocacionado para jovens. O “Your first EURES job” quer ajudar jovens dos estados-membro da União Europeia (UE) a encontrar um emprego, ao mesmo tempo que possibilita o recrutamento de funcionários por parte de empresários.

Inicialmente, o projecto apenas incluía quatro países: Alemanha, Espanha, Dinamarca e Itália. Portugal é, agora, parceiro da Alemanha e, por isso, jovens portugueses, entre os 18 e os 30 anos, podem candidatar-se a lugares naquele país, mediados pela rede EURES.

São várias as áreas profissionais abrangidas por este recrutamento bilateral: engenharias, tecnologias de informação, profissões técnicas (mecatrónica, soldadura, metalomecânica, electricistas), enfermagem e medicina, hotelaria e restauração, transportes e logística. Até ao final de 2013, os jovens interessados podem candidatar-se a vagas nestas áreas, através do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e dos seus consultores EURES, sempre com contratos de trabalho de, no mínimo, seis meses.

Ao dispor dos candidatos estão três tipos de apoios financeiros. Em caso de entrevistas de emprego, o financiamento das despesas com deslocação para a Alemanha. Perante a existência de uma proposta concreta de trabalho, o programa cobre as “despesas iniciais com a mudança e a integração no país (incluindo alojamento)” e apoia a “formação na língua alemã em Portugal” com um “voucher” para frequência de módulos de formação em escola de línguas ou estabelecimento equiparado.

Esta acção, promovida pela Comissão Europeia e inserida nas iniciativas Estratégia 2020, Juventude em Movimento e Oportunidades de emprego para jovens, espera “ajudar cerca de 5000 pessoas a preencher vagas de emprego na Europa”, entre 2012 e 2013, através das organizações de cada país. O guia "O teu primeiro emprego EURES" esclarece os apoios e as regras deste programa.

A este projecto-piloto podem candidatar-se jovens entre os 18 e os 30 anos, independentemente da formação ou experiência profissional, desde que tenham nacionalidade de um país da UE, bem como residência legal num deles. Bons conhecimentos de alemão e/ou disponibilidade para aprender e a participação numa das actividades de recrutamento mediadas pela rede EURES são alguns dos requisitos.

Sugerir correcção