Futebol

Franky Vercauteren é o novo treinador do Sporting até final da época

Foto: Michel Krakowski/AFP
Foto
Foto: Michel Krakowski/AFP

Franky Vercauteren vai ser o próximo treinador do Sporting, sucedendo a Ricardo Sá Pinto e pondo fim a um período de indefinição no comando técnico do clube.

Com contrato até final da época, o belga de 55 anos tem a tarefa de reavivar a garra dos “leões”, que ocupam o 12.º lugar com seis pontos no campeonato, já foram eliminados da Taça de Portugal e enfrentam dificuldades na Liga Europa, na qual são últimos classificados no Grupo G.

O técnico assume, assim, o seu segundo fora do território belga. Ele, que conta com um historial recheado de triunfos, sobretudo como jogador, contando as conquistas de quatro campeonatos, duas Taças das Taças, uma Taça UEFA, duas Supertaças europeias, duas taças nacionais e outras tantas supertaças, ao serviço do Anderlecht.

O ex-futebolista marcou nove golos nas 63 vezes que vestiu a camisola da selecção belga, tendo participado no quarto lugar do Mundial1986 e jogado nas fases finais do Campeonato do Mundo de 1982 e no Euro84.

A carreira de treinador de Vercauteren começou aos 37 anos, primeiro nos escalões de formação do Braine e depois no Malines, clube no qual chegou a técnico principal, em 1997-98. Na época seguinte, regressou ao Anderlecht, coadjuvando Arie Haan, que substituiu durante seis meses em 1998, Aimé Anthuenis e Hugo Broos.

Em 2005, assume o comando técnico do Anderlecht, vence o campeonato em 2005-06 e 2006-07 e ainda começa a época de 2007-08, mas acaba por ser despedido em Novembro de 2007. Sete meses depois, torna-se adjunto de René Vandereycken na selecção, substituindo-o interinamente entre Maio e Setembro de 2009, antes de o falhanço na qualificação para o Mundial2010 ditar a sua saída.

Vercauteren regressou ao activo logo em Dezembro, no Genk. E voltou a conquistar o título belga, em 2011, e a Supertaça nacional, no mesmo ano, mas no final da época ruma pela primeira vez para o estrangeiro, tornando-se treinador do Al Jazira, nos Emirados Árabes Unidos, experiência que durou até 11 de Março último.

Actualmente, o belga estava sem clube, o que facilitou o acordo com o Sporting, que propôs ao treinador um vínculo apenas até ao final da temporada. Vercauteren, de resto, deverá já acompanhar o presidente do clube, Godinho Lopes, nas bancadas do estádio onde o Sporting defronta o Genk, na quinta-feira, para a Liga Europa.

Segundo comunicado enviado esta quarta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, o antigo internacional belga chegou a acordo com os lisboetas para um contrato até 30 de Junho de 2013, “com direito de opção para a prorrogação do vínculo contratual para além da época desportiva em curso”.

Vercauteren “assumirá o comando técnico da equipa principal sénior a partir do dia 30 de Outubro”, lê-se no texto sobre o técnico, que vai comemorar 56 anos no domingo. Desta forma, o novo treinador do Sporting deverá estrear-se na visita de sábado (4 de Novembro) ao Vitória de Setúbal, a contar para a 8.ª jornada da I Liga.