Mf24 Aveiro: 24 horas non-stop para sair da "caixa" e contornar a crise

Surgiu a partir de um programa de televisão sobre o desemprego e acabou por se tornar num movimento de empreendedorismo. Chama-se mf24 e realiza-se a 28 de Setembro, em Aveiro

Cartaz de apresentação do mf24 Aveiro DR
Fotogaleria
Cartaz de apresentação do mf24 Aveiro DR
O movimento mf24 na Covilhã DR
Fotogaleria
O movimento mf24 na Covilhã DR

Trata-se de uma “injecção” de empreendedorismo, 24 horas non-stop, para estimular a procura ou a criação de emprego. O projecto “Meu futuro em 24horas” (mf24), um movimento nacional, criado no início deste ano, consiste num ciclo de palestras, "workshops" e "networking", concebido para motivar os jovens no combate à crise e ao desemprego.

"Os portugueses realmente têm muito boas ideias e são muito criativos, mas ninguém lhes diz como é que eles transformam as ideias em valor", defende Diogo Portugal-Nunes, coordenador da equipa do “mf24 Aveiro”, cidade onde se vai realizar a próxima edição do movimento, esta sexta-feira, dia 28 de Setembro.

Os objectivos do evento passam por conterem uma “grande carga motivacional”, “para as pessoas sentirem que é possível”, explica. Os participantes têm de ser empreendedores e devem ser pessoas que queiram sair da "caixa normal", da zona de conforto.

Foto
Patrícia Herculano, Diogo Portugal-Nunes e Fátima Saraiva, coordenadores da equipa do mf24 Aveiro DR

“O principal problema é uma questão de mentalidade portuguesa: nós temos medo em arriscar”. “Mas é preciso arriscar e fazer algo diferente para conseguirmos contornar um bocadinho a crise”, salienta Portugal-Nunes.

Para além das habituais palestras, o “mf24 Aveiro” conta com uma mostra de ateliers temáticos, uma sessão de “Pitch Pessoal”, um concurso de “Idéias de Negócio” e um “jantar networking”.

“O ambiente durante evento é tão informal que por vezes conseguimos conversas muito interessantes com directores de empresas, com 'business angels', com responsáveis de bancos e com 'coachings'”, e “acabamos por criar ali uma rede de conhecimentos e de contactos”, explica.

O “mf24 Aveiro”, organizado em parceria com o “BEST Aveiro” e “Aveiro Empreendedor”, decorre na Universidade de Aveiro, das 17 horas do dia 28 às 17 horas do dia seguinte.

A inscrição é gratuita mas, como forma de pagamento, os participantes vão ter de retribuir com oito horas de trabalho voluntário numa instituição de solidariedade social ou comparticipar com bens alimentares num valor superior a 3 euros. “No fundo, é promover a ajuda ao próximo, o que também é uma forma de empreendedorismo”, comenta o organizador.

O idealista que revolucionou o mf24

A ideia do movimento surgiu a partir do programa “Prós e Contras”, da RTP, na emissão “Tragédia do desemprego”. Aproveitando o impulso, Manuel Forjaz, fundador do “mf24” Portugal, decidiu lançar o desafio, nas redes sociais, de criar um evento gratuito e que pudesse percorrer todo o país com o tema “Como conseguir emprego/Como ser empreendedor”.

O primeiro “mf24” surgiu em Coimbra, em Março deste ano. A seguir foi a vez da Covilhã, Faro e Leiria, e agora, Aveiro. As próximas edições do movimento vão passar pelo Porto, Braga, Vila Real, e Évora.

Sugerir correcção
Comentar