Primeira vitória do Sporting e sobrevivência de Sá Pinto

Foto
Wolfswinkel e Capel marcaram os golos do Sporting Foto: Francisco Leong/AFP

Foi com suor, paciência e muito sofrimento que o Sporting construiu a primeira vitória do campeonato (2-1) nesta época.

Os “leões” estiveram a perder durante 69 minutos, mas acabaram por dar a volta ao marcador frente a um Gil Vicente que deixou de ser a única equipa sem golos sofridos ou marcados na competição. No final, um abraço emocionado de Luís Duque, responsável pelo futebol de Alvalade, a Sá Pinto poderá ter representado a sobrevivência do treinador no futuro imediato.

Alvo de todas as críticas nos últimos dias, o técnico leonino reservou três novidades argentinas para este jogo, que implicaram algumas alterações tácticas, com bons resultados nos primeiros 45’. Estes terão sido os melhores da equipa de Alvalade esta temporada, nomeadamente em termos de dinâmica atacante, apesar de, nas contas finais, ter saído para o intervalo a perder, por 1-0.

Mais aguardada do que as restantes surpresas, foi o regresso de Rinaudo, sete meses depois da sua última participação em jogos oficiais. Um longo interregno que se deveu a uma complicada lesão, mas que, aparentemente, não retirou nenhuma das qualidades a este médio defensivo. Também não espantou muito a chamada de Insúa para o lado esquerdo da defesa, ao contrário do que aconteceu com o inesperado adiantamento no terreno de Pranjic, o anterior detentor desta posição. E particularmente mais inesperada acabou por ser a estreia de Viola a titular.

Mudanças também no esquema táctico leonino, desenhado num ofensivo 4-1-3-2, com Izmailov a assumir o papel de “maestro” da companhia. A determinação do acossado Sá Pinto foi apreendida pelos seus jogadores, que nos primeiros seis minutos criaram duas excelentes oportunidades de golo, desperdiçadas por Pranjic (5’) e Capel (6’).

O público de Alvalade gostou, a equipa prometia uma noite de redenção, mas no momento imediato tudo arrefeceu. Cédric deixou-se ultrapassar por Luís Carlos, que se isolou e marcou para a equipa minhota.A frustração não dominou os “leões”, que mantiveram a concentração. Com Rinaudo (que assumiu as despesas do meio-campo defensivo) e Izmailov inspirados, os lisboetas voltaram a empurrar o adversário para perto da sua área, com muita circulação de bola, que esbarrava quase sempre numa das defesas mais bem organizadas deste campeonato.

Um verdadeiro teste à persistência e paciência do Sporting, que teve ainda de lidar com alguma falta de sorte, como aconteceu no final do primeiro tempo, quando Viola atirou, de primeira, uma bola à barra.Nada mudou no reatamento, nem sequer faltou mais uma soberana oportunidade para o Gil Vicente voltar a marcar. Desta vez, valeu Rui Patrício, que evitou com o pé o golo de Brito, aos 69’. Inconformado, Sá Pinto foi reforçando o ataque, fazendo entrar Carrillo (61’, para o lugar de Xandão) e Jeffrén (74’, a render Viola). Na primeira metade, Labyad já substituíra o lesionado Pranjic.

O sofrimento dos lisboetas começou a ser apaziguado aos 76’, quando Insúa e Capel construíram o golo do empate, mas seria preciso aguardar até aos 85’ para a euforia tomar completamente conta de jogadores e adeptos sportinguistas. Wolfswinkel, de cabeça, resolveu tudo.

POSITIVORui Patrício, Capel 
e Wolfswinkel

O guarda-redes manteve o Sporting em jogo, o espanhol fez renascer a esperança e o holandês levou ao delírio os sportinguistas. 



Izmailov

O maestro é um jogador intocável no actual Sporting.


Rinaudo

Incansável e determinante no meio-campo.


Luís Carlos

Marcou o primeiro golo dos gilistas no campeonato e deu grandes esperanças aos minhotos.


Adeptos leoninos

Compareceram em número significativo, apesar do mau início de temporada da equipa.


NEGATIVOViola

É verdade que a barra impediu o seu golo, mas o argentino também não fez muito mais para evitar uma estreia pálida como titular.


Ficha de jogo

Sporting, 2Gil Vicente, 1

Jogo no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Sporting

Rui Patrício, Cédric, Xandão (Carrillo, 61), Marcos Rojo, Insúa, Rinaudo, Diego Capel, Izmailov, Pranjic (Labyad, 39), Van Wolfswinkel e Viola (Jeffrén, 74). Treinador: Sá Pinto

Gil Vicente

Adriano Fachini, Daniel (Éder, 42), Halisson, Cláudio, Luciano Amaral, Luis Manuel, Tiero, Pedro Pereira (Leonardo, 59), André Cunha, Luis Carlos (Djalma, 75) e Brito. Treinador: Paulo Alves.

Árbitro

Vasco Santos (Porto).

Amarelos

Pedro Pereira (19), Daniel (23), Marcos Rojo (44), Labyad (46 e 88), Brito (51), Cláudio (88), Cédric (90+2) e Rui Patrício (90+3).

Vermelho

Labyad (89). Nelson (treinador de guarda-redes do Sporting)

Golos

0-1, por Luís Carlos, aos 7'


1-1, por Capel, aos 76'


2-1, por Wolfswinkel, aos 85'


Notícia actualizada às 22h50
Sugerir correcção
Comentar