Paul McCreesh é o novo maestro titular da Orquestra Gulbenkian

Foto
Paul McCreesh vai suceder a Lawrence Foster, que há 11 anos estava no cargo de maestro titular DR

O maestro britânico Paul McCreesh foi nomeado maestro titular da Orquestra Gulbenkian, assumindo funções a partir do início da temporada 2013/14, anunciou nesta sexta-feira a Fundação Calouste Gulbenkian. McCreesh ocupará o lugar de Lawrence Foster que, em Junho de 2013, termina o mandato de 11 anos.

“Paul McCreesh dirigiu As Estações de Haydn, em Novembro de 2011, com a nossa orquestra e o nosso coro e imediatamente percebemos que havia uma excelente química”, escreveu em comunicado Risto Nieminen, director do Serviço de Música da Gulbenkian. “Paul é um artista muito experiente e conhecedor e esta sua nomeação dá à orquestra uma grande oportunidade de se desenvolver sob a sua liderança”, continua.

Fundador e director artístico do Gabrieli Consort & Players, agrupamento que criou em 1982 e com o qual se apresentou por todo o mundo e realizou muitas gravações premiadas internacionalmente, Paul McCreesh exercia actualmente o cargo de director artístico do Wratislavia Cantans Festival, em Wroclaw, na Polónia. Em 2011 lançou a sua própria editora discográfica, a Winged Lion.

“Estou simultaneamente empolgado e honrado por ter sido nomeado para liderar esta excelente orquestra; nos nossos concertos da temporada passada gostei muito do calor, da capacidade técnica e da criatividade dos músicos da orquestra e ainda da grande energia do Coro Gulbenkian”, escreveu o maestro no mesmo comunicado, prevendo uma “estimulante e muito gratificante colaboração artística ao longo dos próximos anos”.

Segundo a Gulbenkian, como maestro convidado, Paul McCreesh trabalha regularmente com orquestras e coros de todo o mundo, abordando um repertório muito variado. O repertório orquestral estende-se do período clássico – beneficiando da sua experiência no domínio da música antiga – às grandes obras sinfónicas dos séculos XIX e XX.

Paul McCreesh firmou também a sua reputação no domínio da ópera, tendo dirigido produções no Teatro Real de Madrid, na Ópera Real Dinamarquesa, na Komische Oper Berlin e na Vlaams Opera, e dirigiu mais recentemente uma versão semi-encenada de As Bodas de Fígaro no Festival de Verbier.

O vasto catálogo de gravações de Paul McCreesh para a Deutsche Grammophon inclui A Spotless Rose (2009), que foi nomeado para um Grammy em 2010, e A Criação de Haydn (2008), que recebeu um Prémio Gramophone para “Melhor Gravação Coral”.

Em Janeiro de 2013, Paul McCreesh dirigirá quatro concertos, divididos em dois programas, com obras de Mozart, Stravinsky, Schubert, Freitas Branco, Elgar e ainda as Quatro Últimas Canções, de R. Strauss, com a soprano Karita Mattila.

 

 

 
 

Sugerir correcção
Comentar