Braga 2012/WAPA
Foto
Braga 2012/WAPA

Braga vestiu-se para a Noite Branca e viveu um novo S. João

Braga vestiu-se de branco no sábado. Os concertos de Mafalda Arnauth, The Gift e Buraka Som Sistema arrastaram uma verdadeira multidão. Foi outra vez S. João, mas, ainda assim, a "onda branca" trouxe pouco dinheiro no bolso

Pela cidade ouve-se música e o burburinho habitual das grandes concentrações de público. “Parece S. João outra vez”, ouve-se. Mas não é. Onde falta o verde do manjerico e o barulho dos martelos sobressai o branco das vestes e o cantarolar de jovens, menos jovens e até velhos. Uma “onda branca”, assim lhe chamou um dos comerciantes da Rua do Souto, em declarações à Lusa, invadiu Braga.

A Noite Branca, que decorreu no sábado, 8 de Setembro, foi um dos grandes eventos que integra a programação oficial da Capital Europeia da Juventude (CEJ) Braga 2012 com concertos de Mafalda Arnauth, The Gift e Buraka Som Sistema, animação de rua, artesanato e com o comércio aberto até as 24 horas.  

Os visistantes trazem alegria, barulho, movimentação mas pouco dinheiro no bolso. “Pediram-nos que ficássemos abertos até à meia-noite e vamos ficar. Mas as pessoas têm medo de gastar”, apontou Joaquim Resende. Na noite em que a cidade de Braga se vestiu de branco, os restaurantes e lojas das ruas do centro histórico estiveram cheios mas a “onda branca” que invadiu os estabelecimentos “apenas pede um cafezinho” e “compra pouco”.

PÚBLICO -
Foto
Milhares de pessoas marcaram presença na Noite Branca Braga 2012/WAPA

Mais sorte parece ter tido a caixa registadora de uma loja de bijuteria. “A noite está a ser boa. Como tenho coisas em conta e fiz a montra com tons que condizem com o branco estou-me a safar”, confidenciou a proprietária. “Vai dar para cobrir os gastos a mais com as horas abertas e meter ainda uns trocos ao bolso”, explanou.

PÚBLICO -
Foto
O concerto de Buraka Som Sistema Braga 2012/WAPA

Para os cafés situados nas artérias centrais de Braga, a Noite Branca está também a trazer alguma cor às contas. “Desde o início da tarde que temos as mesas quase sempre todas cheias. Esteve um dia bom, está calor e isso também convida a andar na rua”, disse à Lusa Pedro Couto, empregado de mesa.

PÚBLICO -
Foto
Os The Gift também actuaram Braga 2012/WAPA

“Depois das más noticias do nosso primeiro e do mau jogo da selecção haja pelo menos alegria em algum sítio”, afirmou Pedro, com mais dois cafés na bandeja.