Projecto “Spera Mundi” une Guimarães e Maribor com caravana artística

Comitiva terá artistas de Portugal, China, Macau, Hong Kong e Twain. Inicia a viagem no dia 2 de Setembro

Foto
O espectáculo de circo contemporâneo “Aduela” vai estar em Guimarães no dia 2 de Setembro DR

Uma caravana artística com cerca de 30 pessoas vai atravessar a Europa para “estreitar laços” entre as duas Capitais Europeias da Cultura 2012, Guimarães e a cidade eslovena de Maribor, uma iniciativa integrada no projecto Spera Mundi.

A comitiva, com artistas de Portugal, China, Macau, Hong Kong e Twain, sai de Guimarães no dia 2 de Setembro e dia 22 irá apresentar-se a Maribor, informou esta segunda-feira a Fundação Cidade de Guimarães.

Spera Mundi é uma iniciativa a cargo das companhias Point View art Association (Macau), da Companhia Mystérios (Brasil) e da Companhia Erva Daninha, de Portugal. Segundo explica a Fundação, este é um “programa multidisciplinar” que irá seguir uma “rota internacional” com destino à Eslovénia e com paragens em Tarrega, Marselha e Liubliana.

Foto
O espetáculo inaugural do projecto está a cargo do colectivo de Macau “Playing Landscape” DR

Estreitar laços entre as duas capitais

Este é um projecto, define a organização de Guimarães 2012, que “responde aos desafios de representar o potencial universalista de Portugal na Europa, e estreitar os laços que unem as duas Capitais Europeias da Cultura de 2012”.

O espetáculo inaugural do projecto, a cargo do colectivo de Macau, “Playing Landscape”, terá lugar dia 1 de Setembro sendo uma “performance de interacção entre a expressão tradicional e contemporânea de teatro e dança” que integra ainda um trabalho de pintura e multimédia de Cindy Ng. A 2 de Setembro, a Companhia Erva Daninha “ocupa” o Jardim do Centro Cultural Vila Flor com o espectáculo de circo contemporâneo “Aduela”.

Depois da viagem que marcará a “ponte” entre Guimarães 2012 e a Capital Europeia da Cultura Maribor 2012, Spera Mundi volta aos palcos vimaranenses com as actuações da Companhia Mystério e Novidades, no Largo da Oliveira, a 28 e 29 de Setembro. O trabalho apresentado será o espectáculo “Gigantes pela Própria Natureza”, uma orquestra de rua sobre pernas de pau, “inspirada em músicas tradicionais indígenas, africanas e europeias”.

Toda a viagem e o processo serão documentados. Haverá uma crónica semanal no jornal PÚBLICO e uma equipa de Macau vai captar imagem em qualidade broadcasting e transmitir numa televisão macaense, em directo, duas vezes por semana. Essas mesmas imagens devem, mais tarde, dar origem a um documentário. 

Sugerir correcção
Comentar