Viana recebe primeira corrida desde 2008 com casa cheia dentro e fora da arena

Corrida está marcada para as 17 horas. Uma hora antes há um protesto promovido pelos defensores dos animais

Foto
Viana Anti-Tourada

As corridas de touros vão regressar na tarde deste domingo a Viana do Castelo, quatro anos depois do último espectáculo do género, com a previsão de “casa cheia”, dentro e fora da arena amovível instalada na primeira cidade “antitouradas”.

Segundo fonte da comissão executiva da “Prótoiro”, que organiza a tourada, a expectativa passa por ter “casa cheia”, ou seja cerca de 2.800 pessoas. A corrida está agendada para as 17 horas e, uma hora antes, no mesmo local, realiza-se um protesto, promovido por defensores dos direitos dos animais - um dos dois autorizados pela Câmara -, com a presença de Defensor Moura, ex-autarca e candidato presidencial em 2010.

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga viabilizou esta tourada ao dar cinco dias à organização para se pronunciar sobre os argumentos do município no recurso que este apresentou. Na prática, esta decisão permite a realização da tourada, na freguesia de Areosa, apesar de a câmara insistir que a instalação daquela arena amovível foi feita em terrenos de “elevado valor paisagístico”, numa “violação grave” do Plano Diretor Municipal (PDM), da Reserva Ecológica Nacional e do Plano de Ordenamento da Orla Costeira.

“Estamos a assistir a um atentando ambiental grave, sem que ninguém faça nada. Estou perplexo”, afirmou o autarca José Maria Costa, que lidera a Câmara que, em 2009, aprovou uma declaração “antitouradas”. Os cavaleiros António Ribeiro Telles, Luís Rouxinol, Pedro Salvador, Duarte Pinto e João Telles Júnior, bem como o matador de touros Luís “Procuna”, integram o cartaz.

Sugerir correcção
Comentar