Fotogaleria
Armando Ello
Fotogaleria
Armando Ello

“Lipscani” em romeno, design em português

A marca de acessórios reúne elementos da arquitectura portuguesa, mas é na multi-culturalidade que encontra terreno

O nome é romeno mas a marca é bem portuguesa. "Lipscani" é a mais recente criação de Gina, joalheira, e Mariana Pires, designer. Mãe e filha uniram-se para dar forma a uma marca de acessórios que combina o brilho das jóias, em filigrana ou com pedras preciosas, e as cores das fachadas portuguesas, estampadas em lenços de algodão e malas em pele.

"Lipscani" é o nome de uma rua de Bucareste que é "tipo o Chiado da Roménia", "onde só tem lojas de designers", explica Mariana Pires. Foi lá que encontrou inspiração para criar a própria marca, após ter concluido o curso de Design de Moda Industrial, em Lisboa. Mas apesar da origem do nome, a marca baseia-se na cultura portuguesa e na "riqueza multicultural" do país, refere.

Nos estampados, é evidente a referência ao património eclético da arquitectura portuguesa. O gosto pessoal da designer pela "Art Déco" e "Art Noveau" reflecte-se nos desenhos que cria, sempre inspirados em edifícios portugueses. 

PÚBLICO -
Foto
As jóias são produzidas pela mãe da designer, Gina Pires DR

Para salientar a ideia de uma marca 100% nacional, a criadora garante que todos os artigos são produzidos com matéria-prima portuguesa, sendo essa opção também um apoio às empresas nacionais.

PÚBLICO -
Foto
DR

Da alta-costura ao empreendedorismo

Depois de ter concluido o mestrado em Comunicação de Moda, na Escola de Belas artes de Utrecht, na Holanda, com apenas 18 anos, Mariana Pires foi trabalhar com a estilista holandesa, Iris van Herpen. Da experiência na alta-costura, a designer retém a aprendizagem profissional e o momento de descoberta pela "paixão por peles", "bastante utilizadas" nas peças da estilista.

Em Julho de 2011, decidiu regressar a Portugal, para criar a "Lipscani", em conjunto com a mãe, Gina Pires. "Nós sempre fomos um bocado [da opinião de que] a união faz a força, e se ela faz coisas lindas e jóias espectaculares, só iriamos a ficar a perder se eu começasse a fazer as minhas coisas, separadas dela", explica Mariana Pires.

Entre as exposições e os concursos em que a família Pires já participou, destacam-se o terceiro lugar na "Exponoivos 2008", com um vestido designado “A Severa”, uma referência à fadista portuguesa, e o lugar de finalista, em 2011, no concurso de jóias da revista VIP. 

Em breve, a marca prepara-se para divulgar uma linha de alcofas, algumas das quais, feitas em exclusivo para uma das personagens da próxima novela da TVI, "Lua de Papel".

A próxima colecção conta com a aposta em lenços de seda natural, malas em pele, cor de camel, e anéis feitos à mão, adianta Mariana Pires. A criadora garante que todos os acessórios são de edição limitada e, no caso das jóias, peças únicas. 

Sugerir correcção