Centenas dão luz a Edimburgo em “Speed Of Light”

Voluntários com fatos especiais vão iluminar Arthur’s Seat, no Festival Internacional de Edimburgo. Público também vai poder dar luz ao evento

Foto
David Moir/Reuters

Pode parecer uma cena de ficção científica filmada em Hollywood, mas não é. É o espectáculo Speed Of Light, que se realiza em Holyrood Park, na Escócia. Durante o Festival Internacional de Edimburgo, cerca de 200 voluntários percorrem a montanha Arthur’s Seat em fatos com luzes LED, criando um paisagem única. A primeira performance marcou a abertura do festival, a 9 de Agosto. Aos participantes juntaram-se 800 pessoas do público para subir a montanha com luzes criadas para o evento.

 

O festival escocês vai já na 66ª edição e integra o London 2012 Festival, que celebra os Jogos Olímpicos de forma artística.

Foto
Voluntários num dos ensaios do espectáculo Speed Of Ligh David Moir/Reuters

 

Foto
200 voluntários vão correr por Arthur’s Seat no Festival Internacional de Edimburgo David Moir/Reuters

Assim, para a noite de abertura do Festival Internacional de Edimburgo, os cerca de 200 voluntários vestidos com fatos com luzes LED, correram por Arthur’s Seat, no Holyrood Park, "quase" à velocidade da luz. Seguindo a coreografia preparada para o espectáculo “Speed Of Light”, os participantes criaram padrões e fluxos de luz nos picos e nos vales da montanha, invocando elementos dos Jogos Olímpicos e o esforço físico dos atletas.

 

Mas as luzes dos voluntários não foram as únicas a iluminar a noite escocesa, já que 800 elementos do público também caminharam até ao cume da montanha. Para participar, cada pessoa precisou de uma luz desenhada especialmente para o espectáculo, que deveria apontar para as zonas escuras de Arthur’s Seat, e precisou, ainda, de estar em boa forma física, pois o percurso de 3,2 quilómetros para subir os 250 metros da montanha demorou 2 horas.

 

O verdadeiro arranque do Festival Internacional de Edimburgo aconteceu a 10 de Agosto, com o primeiro concerto. O evento recebe 3000 artistas oriundos de 47 países, com espectáculos de dança, música, teatro e ópera, e termina a 2 de Setembro. Quem não esteve presente na noite de abertura, 9 de Agosto, ainda vai a tempo de ver ou de se envolver no "Speed of Light". O espectáculo de luzes vai realizar-se todas as noites até 1 de Setembro. 

Sugerir correcção
Comentar