Kohei Uchimura é o rei do concurso completo na ginástica artística

Medalha de ouro para Kohei Uchimura
Fotogaleria
Medalha de ouro para Kohei Uchimura Foto: Emmanuel Dunand/AFP
Uchimura teve 15.333 nas argolas
Fotogaleria
Uchimura teve 15.333 nas argolas Foto: Thomas Coex/AFP
O ginasta japonês foi o melhor no salto de cavalo
Fotogaleria
O ginasta japonês foi o melhor no salto de cavalo Foto: Thomas Coex/AFP
A prestação de Uchimura no cavalo com arções valeu-lhe o segundo lugar neste aparelho
Fotogaleria
A prestação de Uchimura no cavalo com arções valeu-lhe o segundo lugar neste aparelho Foto: Emmanuel Dunand/AFP

O ginasta japonês de 23 anos bateu a concorrência no evento individual “all-around”.

Uchimura, tricampeão mundial de ginástica artística (concurso completo) e medalha de prata no mesmo evento em Pequim 2008, impôs-se aos rivais nesta quarta-feira e conquistou a medalha de ouro em Londres.

O ginasta de 23 anos terminou a prova com uma pontuação total de 92.690. Uchimura foi o melhor no salto de cavalo (16.266), tendo terminado em segundo em três outros aparelhos: cavalo com arções (15.066), argolas (15.333) e barra fixa (15.600).

O pior resultado de Kohei Uchimura surgiu no solo, aparelho em que o ginasta japonês teve uma pontuação de 15.100, que lhe valeu o oitavo lugar. Nas paralelas Uchimura foi sétimo, com 15.325.

A medalha de Uchimura é a quinta da história do Japão no concurso completo da ginástica artística, mas a primeira desde 1984.

No segundo lugar, com um total de 91.031, ficou Marcel Nguyen. O ginasta alemão impôs-se nas argolas e nas paralelas, mas teve um resultado discreto no cavalo com arções (13.666), tendo sido apenas 17.º neste aparelho.

A prata conquistada por Nguyen é a primeira medalha olímpica na ginástica artística “all-around” para a Alemanha desde os jogos de Berlim em 1936.

O pódio ficou completo com Danell Leyva, que conquistou a medalha de bronze com uma pontuação total de 90.698. O norte-americano foi primeiro na barra fixa e nas paralelas, registando os piores resultados no cavalo com arções e nas argolas.

Sugerir correcção
Comentar