Futebol

Portugal é quarto maior exportador de jogadores no primeiro semestre

João Pereira foi um dos jogadores que abandonou o campeonato português
Foto
João Pereira foi um dos jogadores que abandonou o campeonato português Foto: Daniel Rocha

Portugal foi o quarto maior exportador mundial de futebolistas no primeiro semestre de 2012, com 157 jogadores, de acordo com um relatório da FIFA divulgado segunda-feira.

O documento relativo a transferências internacionais indica que só o Brasil (230 jogadores), a Inglaterra (186) e a Argentina (174) superaram o número de saídas do mercado português.

Quanto a contratações, o Brasil lidera novamente a lista com a entrada de 478 jogadores nos campeonatos, entre Janeiro e Junho, mais do triplo que a Inglaterra, segunda classificada (140), enquanto Portugal, com a contratação de 61 jogadores, ocupa o 18.º posto.

Relativamente aos valores gastos nas transferências, a lista é encabeçada pela Rússia com 64 milhões de dólares gastos em contratações (cerca de 53 milhões de euros), mais do dobro do que os emblemas lusos, que gastaram 24 milhões de dólares em jogadores (perto de 20 milhões de euros).

Contudo, o valor pago por cada transferência é mais elevado em Portugal, com uma média de 3,4 milhões de dólares por cada reforço (cerca de 2,8 milhões de euros).

Entre 01 de Janeiro e 30 de Junho de 2012 registaram-se, no total, 4.973 transferências internacionais, uma quebra de nove por cento em relação ao mesmo período do ano anterior.

Sugerir correcção