Quer dar sangue? Saiba onde ir em darsangue.pt

Foto
Dádivas têm diminuído nos últimos tempos Foto: Lara Jacinto

Quem quiser dar sangue tem a tarefa facilitada a partir desta segunda-feira. Através do novo site do Instituto Português do Sangue, em darsangue.pt, os dadores podem pesquisar informações sobre os locais e horários das recolhas em todo o país.

O site tem informações actualizadas diariamente sobre os locais e os horários em que estão disponíveis as brigadas móveis, por distrito e por concelho. Os dadores ficam também a saber a que hospitais devem dirigir-se na área onde se encontram.

Esta nova plataforma online foi lançada hoje e está inserida numa série de iniciativas do Instituto Português do Sangue que visam sensibilizar os portugueses para a importância de dar sangue.

Na sexta-feira, o presidente do instituto, Hélder Trindade, disse à Lusa que as dádivas têm diminuído nos últimos tempos, sobretudo na região Centro do país, onde se registou, em Junho, uma quebra de 15% em relação ao mesmo mês de 2011.

“A região Centro dava sangue para as outras regiões do país”, mas tem vindo a diminuir as dádivas desde final de 2011, referiu Hélder Trindade, considerando que se impõe inverter a tendência, para “voltar a ter os níveis de colheita que os doentes, a nível nacional, precisam”.

Portugal consome em média 1100 a 1200 unidades de sangue por dia, um valor que baixa para 400 unidades ao fim-de-semana. A readaptação dos locais e horários de colheita, para o período pós-laboral, é uma das medidas que o Instituto Português do Sangue admite adoptar, no sentido de responder a dificuldades que parecem contribuir para a quebra de colheitas de sangue.

Durante o Verão, tal como tem acontecido em anos anteriores, vão estar instalados postos de recolha junto de algumas praias. Apesar da quebra de colheitas de sangue nos últimos meses, “os níveis de reservas existentes são considerados normais”, salientou Hélder Trindade.

Sugerir correcção
Comentar