Les Horribles Cernettes, a primeira foto na Internet

No dia 18 de Julho de 1992, Tim Berners-Lee, um dos inventores da Internet, precisava de um ficheiro. Foi o primeiro upload de uma fotografia da história da World Wide Web

Foto
Foto tratada no Photoshop DR

Era uma vez uma rapariga, que um dia se cansou de ser secretária do CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) e decidiu cantar. As Cernettes subiram ao palco algumas semanas depois, interpretando o tema “Collider”, que chegou à Expo de Sevilha. Foi em 1992, ano em que a primeira fotografia chegou à Internet.

O primeiro upload de uma fotografia na World Wide Web aconteceu precisamente no dia 18 de Julho de 1992. E era uma fotografia promocional para o álbum “Les Horribles Cernettes”, uma produção caseira trabalhada no Photoshop — é verdade, o Photoshop 1.0, apenas para Macintosh, é de 1990.

A história deste ficheiro histórico nunca tinha sido contada e está pixel por pixel no site Motherboard.

Foto
Fotografia original DR

O fotógrafo de serviço em 1992 era Silvano Gennaro, programador da CERN que trabalhava perto de Tim Berners-Lee e de outros inventores da Internet. “Não sabia o que era a Internet”, recorda Silvano à Motherboard, site especializado em ciência e tecnologia.

Resta dizer que Silvano era também manager das Cernettes, para quem chegou a escrever algumas músicas, e que a fotografia (captada com a sua Canon EOS 650) e posterior montagem foi utilizada na capa de um disco. “Quando se faz história, não sabemos que fazemos parte dela”, refere Silvano Gennaro.

Ainda em fase de testes de uma nova versão do sistema WWW, — que apenas tinha usado algumas imagens vectoriais — Tim Berners-Lee precisou de um ficheiro .gif (extensão que existia há apenas cinco anos) e pediu a Gennaro a foto das Cernettes, alojada no seu Macintosh a cores.

— “Para que queres usar as Cernettes nisso? É apenas texto?”, perguntou Silvano.

— “Vai ser divertido”, respondeu Tim.

Na altura, a imagem foi vista por uma percentagem microscópica de utilizadores. A pose das Cernettes terá sido vista por mais pessoas no CERN do que na Internet. Mas a verdade é que nesse dia o mundo mudou.

Sugerir correcção
Comentar