Fotogaleria
Chee Hong/Flickr
Fotogaleria
A UICN diz que um terço das espécies pelágicas de tubarões do planeta está ameaçada de extinção Mustafa Ozer/AFP

China proíbe sopa de barbatana de tubarão nos banquetes oficiais

Para ajudar a travar o declínio da espécie marinha, a sopa de barbatanas de tubarão está fora dos banquetes oficiais de Estado durante um período de um a três anos

A China decidiu que vai ser proibido servir sopa de barbatanas de tubarão nos banquetes oficiais de Estado, dentro de um a três anos, para ajudar a travar o declínio daquelas espécies marinhas. A decisão foi tomada pelo Conselho de Estado em resposta a uma proposta apresentada por um grupo de 30 delegados do Congresso Nacional.

“Este é um passo em frente muito positivo”, disse o director de conservação da WWF em Hong Kong, Andy Cornish, ao jornal "New York Times". “É a primeira vez que o Governo central chinês expressou uma decisão para acabar, de forma gradual, as barbatanas de tubarão dos banquetes financiados com o dinheiro dos contribuintes”, acrescentou.

Para Andy Cornish, esta decisão vai enviar uma mensagem muito clara aos consumidores chineses, o maior mercado mundial para as barbatanas de tubarão.

Campanha “Say No to Shark Fin Soup”

A organização WildAid, que promoveu uma campanha de sensibilização da sociedade chinesa “Say No to Shark Fin Soup” (“Diz não à sopa de barbatanas de tubarão”), considera que “com este compromisso público, a China emerge como um líder na conservação dos tubarões”, disse Peter Knights, o seu director-executivo. “Existe agora o potencial para estabilizar as populações de tubarões e manter a saúde dos nossos oceanos.”

Já em Novembro de 2011, a cadeia de hotéis asiática Peninsula Hotels anunciou que iria deixar de servir esta sopa nos restaurantes dos seus estabelecimentos. Meses depois, em Janeiro deste ano, foi a vez da cadeia Shangri-La Hotels and Resorts.

A WildAid — organização que se dedica a travar o consumo e procura de produtos derivados de espécies selvagens — estima que todos os anos até 73 milhões de tubarões sejam usados para fazer as sopas de barbatanas de tubarão e outros produtos alimentares. De acordo com a União Mundial de Conservação da Natureza (UICN), um terço das espécies pelágicas de tubarões do planeta está ameaçada de extinção, com algumas espécies a registar declínios até 90%.

Sugerir correcção