Ciclismo

Volta a Portugal: muita Serra da Estrela e um contra-relógio decisivo

Vem aí a Volta
Foto
Vem aí a Volta Foto: Nelson Garrido

As grandes decisões da 74ª Volta a Portugal em bicicleta ficarão reservadas para o último terço da prova.

No ano em que se comemoram 85 anos de Volta, a edição de 2012 vai ter duas etapas de montanha seguidas, a sétima, que liga Gouveia ao Sabugal (185,3 km), que se estreia na prova com dois prémios de montanha (dois de terceira categoria), e a oitava, entre a Guarda e a Torre, em Seia (154,9 km), com dois prémios de primeira e segunda categorias.

A prova terá o seu Prólogo a 15 de Agosto, em Castelo Branco, com um contra-relógio individual de dois quilómetros de circuito urbano, partindo para a segunda etapa, “uma das mais exigentes” de acordo com o director da prova, Joaquim Gomes, que liga Monfortinho a Oliveira do Hospital, em 200,8 quilómetros.

Um dos percursos mais míticos da prova surge ao quinto dia, na quarta etapa, com a subida à Senhora da Graça, depois da ligação entre Viana de Castelo a Mondim de Basto, num total de 151,9 km, com três prémios de montanha, o último dos quais de primeira categoria, na chegada.

Apesar de ter começado a ir para a estrada em 1927, a Volta a Portugal ainda consegue passar por zonas do país que nunca antes foram contempladas, caso de Armamar e Vila Nova de Cerveira, estreias absolutas, enquanto Trofa e Sabugal são metas pela primeira vez, na segunda e sétima etapas, respectivamente.

A terceira etapa liga Vila Nova de Cerveira a Fafe (176,1 km) e tem dois prémios de montanha, partido depois o pelotão para Viana de Castelo e seguir para Mondim de Basto (151,9)

Aquela que é considerada pela organização como um das etapas mais fáceis, a sexta, que ligará Aveiro a Viseu, em 186 quilómetros, antecede o dia de descanso para preparar a dureza das duas etapas de montanha. Surge depois um novo contra-relógio de 32,6 entre Pedrógão e Leiria e a consagração será dada na 10.ª e última etapa, que liga Sintra a Lisboa (149,5).

“Desportivamente falando vai ser uma volta difícil, com mais equipas que apresentámos na edição transacta, mas enquanto organizador preocupado (…) com o ciclismo profissional procuramos condições para que as formações portugueses em disputa directa com as equipas estrangeiras convidadas tenham possibilidade de brilhar e garantir permanência na estrada em 2013”, frisou Joaquim Gomes.

O Alentejo e o Algarve ficam novamente fora do percurso da Volta deste ano, com Joaquim Gomes esperançoso que depois de 2013 a situação possa ser invertida. “Acredito, e tenho alguma esperança, que no próximo quadriénio a seguir a 2013 possamos definitivamente, pelo menos, passar pelo Alentejo, porque se o Algarve entrar irá incluir certamente o Alentejo”, explicou.

A Volta a Portugal em bicicleta, que conta com 17 equipas de oito nacionalidades diferentes e 150 corredores, tem início este ano cerca de 15 dias mais tarde do que é habitual, sendo disputada entre 15 e 26 de Agosto, para permitir a participação dos ciclistas nacionais nos Jogos Olímpicos de Londres2012.

Percurso da 74.ª edição

15 de Agosto: Prólogo (CRI), Castelo Branco-Castelo Branco, 2 km.


16 de Agosto: 01.ª etapa, Termas de Monfortinho-Oliveira do Hospital, 200,8 km.


17 de Agosto: 02.ª etapa, Oliveira do Bairro-Trofa, 190,7 km.


18 de Agosto: 03.ª etapa, Vila Nova de Cerveira-Fafe, 176,1 km.


19 de Agosto: 04.ª etapa, Viana do Castelo-Mondim de Basto (Senhora da Graça) , 151,9 km.


20 de Agosto: 05.ª etapa, Armamar-Oliveira de Azeméis, 176,9 km.


21 de Agosto: 06.ª etapa, Aveiro-Viseu, 186,1 km


22 de Agosto: Dia de Descanso.


23 de Agosto: 07.ª etapa Gouveia-Sabugal, 185,3 km


24 de Agosto: 08.ª etapa, Guarda-Alto da Torre, 154,9 km.


25 de Agosto: 09.ª etapa (CRI), Pedrógão-Leiria, 32,6 km.


26 de Agosto: 10.ª etapa, Sintra-Lisboa, 149,5 km.


Total: 1.606,8 km.


Contagens prémio montanha: 21.

Metas-volantes: 27.

Equipas participantes
Circuito Continental Profissional:

Andalucia-Coldeportes (Colômbia).


Andalucia (Espanha).


Caja Rural (Espanha).


Saur-Sojasun (Espanha).


Unitedhealthcare (EUA).


Continental:

Carmim-Prio (Portugal).


Efapel-Glassdrive (Portugal).


LA-Antarte (Portugal).


Onda (Portugal).


Funvic-Pindamonhangaba (Brasil).


Orbea Continental (Espanha).


Burgos BH.Castilla y Leon (Espanha).


Itera-Katusha (Rússia).


Lokosphinx (Rússia).


Team Bonitas (África do Sul).


MTN QHUBEKA (África do Sul).