Empresa portuguesa exporta aplicações para todo o mundo

A Silver Oak Internet é uma empresa que cria aplicações e plataformas para empresas que querem vender na web e fazer as respectivas entregas

Foto
mouton.rebelle/Flickr

Um dia, a empresa multinacional Rocket decidiu abrir um centro de desenvolvimento em Portugal — e assim nasceu, em Janeiro de 2012, a Silver Oak Internet, uma empresa que cria aplicações e plataformas online para empresas comerciais. O projecto começou com 30 colaboradores e, cinco meses depois, já conta com 140 pessoas.

A empresa está sediada no Porto e a decisão, em grande parte, deveu-se à influência de Miguel Pinto, director da Silver Oak Internet. Inicialmente, a multinacional tencionava abrir o centro de desenvolvimento em Lisboa, mas o gestor de 31 anos apresentou argumentos a favor da cidade nortenha.

"Dei-lhes motivos para escolherem o Porto. É a cidade que tem as maiores faculdades dentro da área de que nós necessitamos. Mão-de-obra e pessoal especializado aqui não falta e, além disso, os preços são mais baratos", argumenta.

Foto
O português Miguel Pinto é o director da Silver Oak Internet

Um centro de desenvolvimento fora da Alemanha

A actividade da Silver Oak Internet centra-se na criação de aplicações e de plataformas online que permitam às empresas da área comercial vender online e fazer as respectivas entregas. Actualmente "são cerca de 20" os projectos em que a empresa está envolvida. 

O trabalho é enviado pela empresa-mãe, por isso o centro português não precisa de andar à procura de clientes. "Trabalhamos nos projectos da empresa a nível internacional. Somos procurados por profissionais da área que se querem juntar à equipa", realça.

Apesar de a Rocket possuir empresas em mais de 70 países, a Silver Oak Internet é o único "centro de desenvolvimento fora da Alemanha": "Eventualmente poderão haver mais no futuro, mas para já somos o único", conta Miguel Pinto.