Prémios POPs: Serralves premiou a criatividade sustentável

Já são conhecidos os vencedores da 4ª edição dos prémios POPs – Projectos Originais Portugueses – da Loja da Fundação Serralves

Clip books, de Nuno Vasa
Fotogaleria
Clip books, de Nuno Vasa
Fotogaleria

Depois de 630 candidaturas e a pré-selecção de 35 autores com dezenas de projectos, são quatro os premiados do POPs Projectos Originais Portugueses, um concurso organizado pelo Museu de Arte Contemporânea de Serralves, aos quais se juntam os vencedores de dois Prémios Promessas e de um Prémio Sponsor.

O júri atribuiu o prémio, na categoria Acessórios Pessoais, a Branca Cuvier que trouxe a Serralves o projecto Baguera. Na categoria de Joalharia de Autor, as peças de Andreia Rollot Miguel valeram-lhe a distinção entre os restantes autores. Entre os que almejavam obter um prémio em Objectos de Decoração, foi Nuno Vasa que o conseguiu, vencendo nesta categoria. O prémio na categoria Mobiliário foi atribuído a Danilo Olim.

Os Prémios Promessa foram entregues a Susana António (Projecto Remix) e Ana Dacosta (com Polainas) enquanto que Francisco Providência obteve o Prémio Sponsor.

Foto
Baguera, de Branca Cuvier

Os critérios tomados em conta pelo júri na atribuição dos prémios, cuja decisão foi conhecida esta sexta-feira, passaram, principalmente, pela originalidade, criatividade e sustentabilidade dos 35 projectos finalistas.

Foto
Baguera, de Branca Cuvier

Esta edição, a 4.ª, dos prémios Pops de Serralves, no Porto, conta com uma novidade a partir desta fase: a atribuição de um mentor para cada um dos vencedores das quatro categorias. Assim, a marca Parfois, a AORP (Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal), o criador Paulo Lobo e o designer Paulo Cruz no Mobiliário, aconselharão os autores que se distinguiram em Acessórios Pessoais, Joalharia de Autor, Objectos de Decoração e Mobiliário, respectivamente.

Este acompanhamento “poderá concretizar-se em divulgação, produção e ainda comercialização dos produtos vencedores”, segundo a apresentação da edição. 

O POPs destina-se a descobrir e a divulgar projectos nacionais em áreas como a joalharia ou o design de mobiliário. O concurso decorreu entre 27 de Abril e 13 de Maio. Os projectos seleccionados podem ser vistos na sala multiusos do museu de Serralves.

Sugerir correcção
Comentar