Governo quer que o país atinja a auto-suficiência alimentar em 2020

Foto
As culturas de sequeiro foram, neste ano, as mais afectadas Arquivo

O secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, defendeu esta terça-feira que Portugal pode atingir a auto-suficiência alimentar em 2020.

José Diogo Albuquerque salientou que Portugal já é auto-suficiente em sectores como o leite e o vinho, bem como o será no sector do azeite daqui a “dois ou três anos”, acrescentando que o objectivo é crescer em valor.

“Se apostarmos em mais exportações, conseguimos aumentar o valor e é para essa auto-suficiência que queremos caminhar”, afirmou o secretário de Estado à margem de um congresso das industrias agro-alimentares.

O mesmo responsável explicou que é possível continuar a ter sectores onde a produção é inferior ao consumo, como os cereais, recorrendo à importação, desde que “o rendimento seja maior no futuro”.

O governante anunciou ainda que o primeiro relatório trimestral sobre preços dos alimentos vai ser disponibilizado em Maio e que o Governo quer rever a legislação no que diz respeito aos prazos de pagamento e contratos com os fornecedores. A legislação deve avançar na segunda quinzena de Outubro e o sector do leite deverá ser o primeiro a arrancar com os contratos obrigatórios.

Sugerir correcção
Comentar