Fotogaleria
Fotogaleria
DR

Tiago Barros expõe "Sky Network" em Nova Iorque

O arquitecto português projectou uma rede para peões que faria a ligação entre os edifícios de Nova Iorque num nível superior à grelha já existente (criada em 1811)

O projecto "Sky Network", do arquitecto português Tiago Barros, residente em Nova Iorque, faz parte da exposição internacional organizada pela Architectural League no Museum of the City of New York, até 15 de Julho.

"A cidade de Nova Iorque cresce verticalmente e o mesmo devia acontecer com o seu espaço público". A teoria é de Tiago Barros, que no ano passado já tinha espantado meio mundo com "Passing Cloud", um objecto voador identificado como o meio de transporte mais sustentável de sempre.

A nova ideia do arquitecto consiste numa rede para peões, um sistema de pontes com várias camadas, que faria a ligação entre os edifícios de Nova Iorque — com um plano de rede ortogonal da cidade norte-americana criado em 1811 —, aproveitando locais estratégicos e desviando-se de outros.

PÚBLICO -
Foto
Passing Cloud DR

O projecto surge como alternativa numa altura e numa cidade em que as estradas estão constantemente congestionadas. A entrada só seria permitida a peões e a formas de transporte amigas do ambiente. O resultado da criação das pontes entre edifícios seria o aumento em 30% de novos espaços de circulação. "Trata-se de um organismo flexível que questiona e provoca o rígido sistema de grelha actual", explica o inventor do conceito.

Pessoas que produzem energia

O projecto "Sky Network" seria, também, uma forma de ajudar o ambiente, uma vez que teria sensores capazes de converter o movimento das pessoas em energia, para iluminar as ruas do solo. "Basicamente trata-se de uma estrutura leve com sensores de movimento que permitiriam iluminar as ruas e a sinalização no nível inferior. Luzes LED seriam instaladas na parte inferior das novas pontes, fornecendo uma luz de estúdio constante para a vida das ruas que agora existem", pode ler-se na página do arquitecto.

"É também uma solução para potenciais cenários de inundação, permitindo à cidade manter a sua actividade mesmo num cenário de desastre natural", prossegue Tiago Barros.

A ideia de Tiago Barros fez parte de um concurso promovido pela Arquitectural League, que contou com a presença de mais de 120 equipas de vários países. O "Sky Network" não ficou entre os oito vencedores, mas foi convidado para integrar a exposição final.

Sugerir correcção