Oprah Winfrey despede 30 funcionários e reestrutura a estação de televisão

Foto
Oprah deixou a televisão de sinal aberto e passou para o cabo Foto: Mario Anzuoni/Reuters

A apresentadora Oprah Winfrey viu-se forçada a despedir 30 funcionários da sua estação de televisão OWN (Oprah Winfrey Network). A ex-rainha dos talk-shows em canal aberto diz que esta medida foi necessária para uma estratégia a longo prazo.

Para além dos despedimentos, a cadeia OWN viu-se obrigada a reestruturar as suas operações em Los Angeles e Nova Iorque e nomeou um novo chefe de operações: Neal Kirsch, director financeiro do canal Discovery.

Paralelamente, Oprah solidifica a sua posição como directora executiva e directora criativa do OWN.

“É difícil tomar decisões que afectam as vidas das pessoas. Mas as finanças de uma estação de televisão em início de carreira não são compatíveis com os custos da estrutura que estava em marcha. Como CEO (directora executiva) tenho a responsabilidade de zelar pelo sucesso de longo prazo da estação. Para alcançar esse sucesso a longo prazo, este foi um passo necessário”.

Esta notícia é conhecida poucos dias depois de ter sido anunciado o cancelamento do talk show de Rosie O’Donnell, apenas cinco meses depois de ter começado, devido às péssimas audiências. O episódio final será gravado hoje e será transmitido no próximo dia 30 de Março.

O canal de televisão OWN foi criado há 15 meses depois de Oprah ter mantido no ar durante mais de duas décadas o seu talk-show, um dos programas mais populares da televisão americana.

Anos a fio a mostrar a uma audiência média semanal cifrada em mais de 40 milhões de pessoas, momentos emblemáticos da televisão americana, a rainha da TV desceu do seu trono para ocupar um lugar menos visível na televisão por cabo. Mas esta experiência não tem estado à altura do seu legado.

Durante anos, a atmosfera de à-vontade e de conversa franca que imprimiu ao seu programa redefiniram os talk-shows americanos, transformando Oprah num fenómeno cultural não só nos Estados Unidos mas em todo o Mundo, uma vez que o programa é ou foi transmitido em 145 países, incluindo Portugal (no cabo, SIC Mulher).

Sugerir correcção
Comentar