MASTER.SPITCH, o concurso de talento para o marketing pessoal

Chama-se "MASTER.SPITCH" e funciona como um concurso de talentos de marketing pessoal. Os cem candidatos seleccionados têm de revelar o seu perfil profissional em 90 segundos

Foto
planeta/Flickr

As inscrições já estão abertas para o "MASTER.SPITCH", o concurso de talento para o marketing pessoal. O evento dá a oportunidade a cem pessoas de falarem sobre o seu talento durante 90 segundos.

"Pitching" é a palavra que dita o formato do concurso: cada pessoa inscrita terá a oportunidade de fazer uma apresentação criativa, na qual irá promover as suas capacidades profissionais. O projecto é apresentado pela Cidade das Profissões, um centro de informação e de aconselhamento cujo objectivo é a promoção do empreendorismo e empregabilidade.

Numa época em que o desemprego é uma realidade para os mais jovens, o "MASTER.SPITCH" vem dar a oportunidade a todos os que acreditam no seu potencial profissional e que querem ter uma oportunidade de vingar no mercado de trabalho.

Técnicas de recrutamento rápido

A ideia surgiu depois da "iniciativa Speed Recruitment", na qual os candidatos tinham cinco minutos para fazerem uma entrevista de emprego, com um determinado número de empresas participantes. A partir daí, o formato "pitching" já utilizado, levou à criação do projecto "MASTER.SPITCH" onde "já havia outras situações de técnicas de recrutamento rápido" num "formato que é bastante apelativo para os jovens", afirma a directora do centro Cidade das Profissões, Teresa Chaves.

Não há restrições para quem queira participar, nem "indicação de áreas de preferência". A equipa do evento acredita que "todas as pessoas são livres de se inscreverem" e, por isso mesmo, não há critérios. Há, no entanto, uma pré-selecção dos candidatos que será feita "através de dinâmicas de grupo", informa a directora da Cidades das Profissões.

Como critérios de pré-selecção, a equipa terá em conta a motivação dos candidatos e, igualmente, "a capacidade de comunicação". Outro dos aspectos valorizados será averiguar quem tenha "um projecto profissional pensado e maduro". "Quanto mais nós sabemos aquilo que queremos fazer, melhor sabemos vender o nosso perfil profissional", assegura Teresa Chaves.

Os cem candidatos seleccionados terão a oportunidade de mostrar aos cinco jurados o seu potencial de empregabilidade em 90 segundos, mas apenas 20 irão passar à fase seguinte. Os seleccionados vão passar por um processo de skills makeover, no qual, ao longo de um mês, "terão oportunidade de formação em cinco áreas-chave de competências transversais como comunicação, apresentação pessoal, marketing pessoal, networking e empreendedorismo".

Após essa fase, o júri espera que os candidatos tenham já sentido uma evolução e que estejam "ainda mais capazes de apresentar o seu perfil profissional". Na grande final, os candidatos terão oportunidade de repetir a apresentação de 90 segundos em frente ao júri, seguida de "algumas provas". "Destes vinte teremos que encontrar só um vencedor", conclui Teresa Chaves.

O prémio final será uma "Master Box", que contribui para "uma aposta contínua no desenvolvimento profissional" e que inclui formação específica na área profissional do vencedor, que poderá trazer "outras mais valias" como oportunidades de estágio.
As inscrições para o evento estão abertas até 16 de Abril. O vencedor será anunciado a 20 de Junho.

Sugerir correcção
Comentar